Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IVA da energia

​PS vota contra proposta do BE porque Costa prometeu que IVA da hotelaria não sobe

03 fev, 2020 - 23:58 • Paula Caeiro Varela e Susana Madureira Martins

Bloco de Esquerda tem uma proposta para compensar descida do IVA da eletricidade com subida do IVA dos alojamentos.

A+ / A-

A promessa foi feita por duas vezes: em 2015 e em 2019. Mas sempre em iniciativas da Confederação do Turismo Português (CTP). Por duas vezes, António Costa prometeu que não aumentaria a taxa do IVA na hotelaria. Por isso, agora o PS mão tem margem para aprovar uma das propostas do Bloco de Esquerda para o Orçamento do Estado para 2020.

O Bloco de Esquerda (BE) defende a subida do IVA na hotelaria para compensar a descida do IVA na eletricidade, umas das medidas mais discutidas no processo orçamental em curso.

Há propostas de vários partidos nesse sentido, sendo que a do BE é de uma redução faseada do IVA para a eletricidade e gás: de 23% para 13% em julho deste ano e de 13% para 6% em 2022.

Como o Governo insiste que tal medida teria um grande impacto orçamental, o Bloco propõe também a compensação em termos de receita, com a subida do IVA da hotelaria de 6% para 13%. Os bloquistas, como Mariana Mortágua ou Jorge Costa, têm dito que não faz sentido os portugueses pagarem 23 % de IVA pela luz enquanto os turistas só pagam 6 % de IVA pelo alojamento.

O PS, contudo, não aceita sequer discutir essa possibilidade. A Renascença sabe que a indicação para voto contra já está nos guiões internos de votações dos socialistas. Para o primeiro-ministro, esta é uma hipótese que não se pode colocar porque prometeu duas vezes ao setor que não mexia no IVA.

Em agosto de 2015, já em pré-campanha para as legislativas comprometeu-se a manter o IVA do alojamento turístico em 6%, ao mesmo tempo que reiterou o compromisso de reduzir aquele imposto na restauração dos 23% para 13%, o que veio a fazer. Mas, na altura, os empresários de hotelaria receavam que a contrapartida para a descida do IVA da restauração fosse a subida do imposto nos alojamentos.

"A redução da taxa do IVA na restauração não implicará a alteração da taxa do IVA relativamente ao alojamento. Manter-se-à nos 6%, como está atualmente", afirmou, então, António Costa, num jantar da Confederação do Turismo Português (CTP), num hotel de Lisboa, provocando aplausos da assistência.

Em 2019, a promessa foi deixada ao almoço, também com a CTP, também em pré-campanha. O PAN, no seu programa eleitoral, defendia a subida do IVA da hotelaria e o assunto voltava a preocupar os hoteleiros. “Quanto à taxa do IVA não há nenhum motivo para a alterar, pelo contrário, há que manter e há que ver se criamos condições para poder ser melhorada””, afirmou o primeiro-ministro na pré-campanha de 2019.

“Em matéria fiscal, acho que devemos ter estabilidade”, afirmou na altura o secretário-geral do PS, respondendo a uma preocupação avançada pelo presidente da CTP, Francisco Calheiros. E até recordou a promessa que tinha feito quatro anos antes.

A questão do IVA da eletricidade tem estado no centro do debate orçamental desde o início. Na sua proposta, o Governo apenas menciona a intenção de mexer no IVA mediante o consumo e dependendo da autorização da Comissão Europeia para o fazer.

O Bloco tem insistido na descida do IVA, assim como o PCP e o PSD. Contudo, já esta segunda-feira foi rejeitada, na votação na especialidade, uma das propostas do PSD para compensar as perdas de receita, que passava pela redução das despesas dos gabinetes ministeriais. O líder social-democrata, Rui Rio, condicionou a sua proposta de descida do IVA à aprovação das compensações.

O Governo tem dito que uma descida generalizada do IVA da eletricidade representaria uma perda anual de 800 milhões de euros de receita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+