Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Testes feitos aos portugueses repatriados de Wuhan deram negativo

03 fev, 2020 - 11:21 • Carla Caixinha

O grupo, que esperou quatro dias até ser retirado da China, vai permanecer em quarentena.

A+ / A-

As análises feitas aos 18 portugueses e dois brasileiros repatriados da China, que chegaram no domingo a Lisboa, deram negativo para coronavírus. A informação é confirmada pela Direção-Geral da Saúde.

“A DGS informa que os testes laboratoriais realizados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) foram todos negativos”, pode ler-se no comunicado enviado à redação.

Estes cidadãos “vão continuar a ser acompanhados por dois médicos da Sanidade Internacional, que vão garantir a vigilância ativa duas vezes por dia”.

O grupo, que esperou quatro dias até ser retirado da China, vai permanecer em quarentena.

A ministra da Saúde anunciou, no domingo à noite, em conferência de imprensa que os cidadãos vão ficar em "isolamento profilático" durante 14 dias em dois hospitais da capital (Pulido Valente e Parque da Saúde), sem visitas.

O grupo de repatriados que chegou ao aeroporto de Figo Maduro, vindo de Wuhan e Pequim, na China, foram previamente avaliados por uma equipa médica no aeroporto e deram depois entrada no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, para realizar análises.

O governo francês também confirmou que as cerca de 20 pessoas repatriadas da cidade chinesa de Wuhan para França já foram testadas e os resultados foram negativos.

O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus subiu para 362, depois de 56 pessoas terem morrido na China e uma nas Filipinas, anunciaram as autoridades chinesas. Desde dezembro já surgiram 17.205 casos confirmados.

A China elevou esta segunda-feira para 362 mortos e mais de 17 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

Além do território continental da China e das regiões de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, com as novas notificações na Rússia, Suécia e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Silva
    03 fev, 2020 Ribeira Grande 11:49
    Aterrou ontem em Ponta Delgada, nos Açores, um avião com pessoas provenientes da China, cuja a aterragem já tinha sido recusada por outros países, sendo um dos passageiros proveniente da província aonde começou o surto, encontram-se hospedados num hotel desta cidade e passeiam-se livremente, quer em espaços abertos quer em espaços fechados, como Centros Comerciais. É normal depois de um alerta intencional? Será que os Açores não fazem parte do Mundo? Situação bastante preocupante e caricata!!!

Destaques V+