Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Perfil

Magina da Silva. O campeão nacional de tiro dinâmico que é o novo diretor nacional da PSP

29 jan, 2020 - 15:16 • Celso Paiva Sol

O até agora diretor nacional adjunto da Polícia de Segurança Pública sucede a Luís Farinha no mais alto cargo dentro da força policial. Toma posse a 3 de fevereiro.

A+ / A-

Manuel Augusto Magina da Silva, 54 anos, tem subido na hierarquia da Polícia de Segurança Pública (PSP) e esta quarta-feira chegou ao topo: foi nomeado diretor-nacional da PSP.

Superintendente-chefe, é um dos 13 que existem nesta altura no quadro da mais alta patente da polícia e conta com uma lista importante de funções já desempenhadas na instituição.

Ocupou, até agora, o cargo de diretor-nacional adjunto durante quase cinco anos, sempre com o pelouro das operações. Antes, foi inspetor-nacional da PSP durante três anos, gabinete por onde passa a fiscalização interna de toda a atividade da força policial.

Do currículo de Magina da Silva constam ainda outras funções, talvez aquelas que mais marcaram a sua imagem pública. Foi, por exemplo, o primeiro comandante da Unidade Especial de Polícia (UEP), criada em 2008 para agrupar as cinco unidades de elite da PSP.

O contexto não lhe era estranho, uma vez que já tinha sido comandante do Grupo de Operações Especiais, uma dessas cinco unidades de elite.

Fora da polícia o novo diretor-nacional da PSP também dá cartas: é praticante de tiro dinâmico, modalidade na qual se sangrou campeão nacional na categoria sénior.

Magina da Silva sucede a Luís Farinha no cargo e a sua tomada de posse está marcada para 3 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carla cristina vi
    04 jul, 2020 Sao domingos de rana 16:09
    Boa tarde queria mostrar o meu desagrado pelo desempenho da policia da esquadra de trajouce...liga se e volta a ligar e nao aparecem aqui mesmo em frente a esquadra e trafico e cães perigosos ptibul e ligamos e dizem que a todos bairros e desvaloriza m a nossa segurança esta muito preocupante com estas atitudes destes policias

Destaques V+