Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Avião com portugueses sai esta noite de Wuhan

01 fev, 2020 - 14:24

São 350 os cidadãos europeus que regressam aos países de origem no Airbus A-380 fretado pelo Governo francês. A DGS pede aos que chegam que tenham atenção aos sintomas e contactem o SNS 24.

A+ / A-

O avião que vai retirar cidadãos europeus, incluindo 17 portugueses, da cidade chinesa de Wuhan, sob quarentena, tem autorização para partir este sábado à noite (já domingo na China).

O avião, fretado pelo Governo francês e que partiu na quinta-feira de Portugal, rumo a Paris, chegou a Wuhan, no centro da China, neste sábado, depois de uma segunda paragem em Hanói. A partida vai acontecer um dia depois do previsto.

Os portugueses que vão ser retirados confirmaram à agência Lusa que já estão reunidos no consulado francês em Wuhan, a partir de onde serão transportados, junto com outros 350 cidadãos europeus, a maioria franceses, para o avião, um Airbus A-380.

O Governo português já tinha revelado na sexta-feira que as autoridades chinesas deram luz verde à partida do avião. Na terça-feira, a Comissão Europeia ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, a pedido de França.

Neste sábado, a China elevou para 259 mortos e quase 12 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

Além do território continental da China e das regiões semiautónomas chinesas de Macau e Hong Kong, há mais de 50 casos de infeção confirmados em 20 outros países – Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Austrália, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Filipinas e Índia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

Vários países já começaram o repatriamento dos seus cidadãos de Wuhan, uma cidade com onze milhões de habitantes, que foi colocada sob quarentena, na semana passada, com saídas e entradas interditadas pelas autoridades durante período indefinido.

A quarentena foi, entretanto, alargada a mais quinze cidades, próximas de Wuhan, afetando, no conjunto, mais de 50 milhões de pessoas.

Nos últimos dias, diversas companhias suspenderam as ligações aéreas com a China. Rússia, Coreia do Norte e Vietname encerraram as fronteiras com o país, enquanto alguns países pararam de emitir vistos para cidadãos chineses.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar instalações onde os portugueses provenientes de Wuhan possam ficar em "isolamento profilático" voluntário. O Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e o Hospital Militar, no Porto, serão as unidades a receber os portugueses que regressarem.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+