Tempo
|
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa da Contracapa - Património cultural - 01/02/2020

Da Capa à Contracapa

Deve um povo restituir património ilegitimamente apropriado?

01 fev, 2020 • José Pedro Frazão


Neste sábado, o Da Capa à Contracapa debate património e memória; do que nos pertence e nos identifica. Guilherme D’Oliveira Martins e o arqueólogo Luís Raposo, são os convidados.

Afinal, o que é afinal o Património Cultural? Deve um povo restituir aquele que foi ilegitimamente apropriado?

No Da Capa à Contracapa deste sábado, descubra como ser um verdadeiro guardião daquilo que nos pertence e identifica a todos: o que é construído, as tradições e as vivências, o que diz respeito à natureza e às paisagens, os jardins e as florestas.

“Ter memória é respeitarmo-nos, através da defesa, da proteção e da preservação do que é nosso e é de sempre. Uma realidade viva”, escreve é Guilherme d’Oliveira Martins no novo ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, “Património Cultural”.

Guilherme d’Oliveira Martins é ensaísta, professor universitário e administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi presidente do Centro Nacional de Cultura, coordenou em Portugal o Ano Europeu do Património Cultural e presidiu à redação da Convenção de Faro sobre o valor do Património Cultural na Sociedade Contemporânea.

Foi ainda deputado independente à Assembleia da República durante sete legislaturas, ministro da Educação, da Presidência e das Finanças e presidente do Tribunal de Contas.

O outro convidado deste programa é Luís Raposo, arqueólogo e presidente do Conselho Internacional dos Museus. É ainda responsável do Setor de Investigação do Museu Nacional de Arqueologia (de que foi diretor entre 1996 e 2012), presidente do ICOM Europa (e anterior presidente do ICOM Portugal), vice-Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses a antigo presidente da Associação Profissional de Arqueólogos.

É também membro do Comité de Partes Interessadas (“Vozes da Cultura”) do Ano Europeu do Património Cultural.

Ambos conversam com José Pedro Frazão sobre um novo conceito de Património Cultural.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.