Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit

Portugal e Reino Unido têm laços "muito fortes" e Costa quer manter

31 jan, 2020 - 11:00 • Marta Grosso com Lusa

No dia em que o Brexit é formalmente concretizado, o embaixador do Reino Unido em Portugal esteve na Renascença para falar do futuro. Primeiro-ministro português deixa mensagem de confiança no Twitter.

A+ / A-

O embaixador do Reino Unido em Lisboa mostra-se otimista quanto ao futuro do país e, sobretudo, quanto à relação com Portugal.

“É verdade que temos a mais antiga aliança do mundo, que remonta ao século XIV. Os laços entre os nossos dois países são muito fortes, são históricos e tenho a certeza de que vamos poder manter e até intensificar a nossa parceria no futuro”, afirma Chris Saints nesta sexta-feira, dia em que se formaliza o Brexit.

Em direto no programa As Três da Manhã, o diplomata reforçou que, apesar da incerteza dos últimos tempos, as “fortes relações comerciais e económicas” entre os dois países “têm crescido”.

Chris Saints realça ainda que a comunidade portuguesa no Reino Unido “dá um contributo enorme para a nossa sociedade e economia” e garante que “os portugueses serão sempre muito bem-vindos ao Reino Unido”.

Do lado português o sentimento é igual. O primeiro-ministro publicou uma mensagem na rede social Twitter, em inglês e em português, na qual reforça a ligação com um “aliado ancestral”.

António Costa assinala assim o último dia de presença do Reino Unido na União Europeia com uma mensagem de confiança.

O Brexit acontece às 23h00 (de Lisboa) e será assinalado com um discurso do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, às 22h00, assim como com manifestações populares a favor e contra a saída deste país da União Europeia.

Na parede exterior do edifício da residência oficial em Downing Street vai ser projetada uma instalação luminosa, incluindo um relógio em contagem decrescente até às 23h00 (locais e GMT, meia-noite em Bruxelas), hora oficial da saída da UE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+