Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Idade da reforma aumenta para 66 anos e seis meses em 2021

31 jan, 2020 - 11:04 • Lusa

A idade normal de acesso à pensão de velhice varia em função da esperança média de vida aos 65 anos de idade, indicador que o Instituto Nacional de Estatística.

A+ / A-

A idade legal de acesso à reforma sobe um mês para os 66 anos e seis meses, a partir de 2021, segundo diploma publicado em “Diário da República”.

"A idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de segurança social em 2021, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 187/2007, de 10 de maio, na sua redação atual, é 66 anos e 6 meses", lê-se na portaria publicada esta sexta-feira e que produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2020.

A idade normal de acesso à pensão de velhice varia em função da esperança média de vida aos 65 anos de idade, indicador que o Instituto Nacional de Estatística (INE) atualizou em novembro para 19,61 anos.

"Assim, considerando que o indicador da esperança média de vida aos 65 anos verificado no triénio 1998-2000 foi de 16,63 anos e no triénio 2017-2019 se fixou nos 19,61 anos, o fator de sustentabilidade aplicável às pensões de velhice iniciadas em 2020 é de 0,8480", lê-se no texto.

De acordo com as regras em vigor, quem se reformar antes da idade que deverá ser fixada para 2021, terá um corte no valor da sua pensão através do fator de sustentabilidade (mecanismo que ajusta a idade da reforma à esperança média de vida) e uma penalização mensal de 0,5% por cada mês antecipado face à idade legal de acesso à reforma ou face à idade pessoal da reforma.

Atualmente estão em vigor normas de acesso à reforma antecipada que permitem a pessoas com carreiras contributivas mais longas reformarem-se sem cortes nas pensões ou apenas com a penalização mensal de 0,5%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose antonio
    03 fev, 2020 Sao joao da madeira 15:55
    Bom dia por favor para saber cual es la idade de la reforma del ano 1970 ate la fecha 2020
  • Maria
    02 fev, 2020 Vila Real 03:09
    O que interessa a este país desgovernado é que se morra antes de chegar a idade da reforma. Menos uma que têm a pagar! Grandes filhos da puta! Mas será que alguém consegue trabalhar doente até aos 66 anos e seis meses?! Só de malucos! Passem pró nosso lado e experimentem! E aguentem! E não me venham cá com termos e condições! Se não lhes agrada as verdades, temos pena! Só crânios sem massa cinzenta é que assim podem pensar! Vão todos pró caralho, monstros de merda!
  • Hetal
    01 fev, 2020 Loures 08:49
    Vergonha Total Portugal.. Eu gostava de ver se tivessem no nosso lugar. O povo trabalha só para encher os bolsos do estado, pobres e mal agradecidos é o que são. Podem enfiar o dinheiro no cu de cada um a ver se levam para o inferno, porque bem vão precisar.
  • manuel ferraz
    31 jan, 2020 18:58
    A continuar assim terminam com as reformas para nós porque para eles até subsidio de integração têm é o caso destes 4 ou 5 deputados que saem agora e o estado tem que lhes dar cerca de 133 mil euros. Sim porque eles até aqui estiveram na clausura e agora que vêm para a Rua necessitam de ser ajudados coitados. Coitados uma merda deviam esperar como qualquer um de nós até a idade da reforma de um cidadão comum. Que vergonha desta merda da politica.
  • Lily Gonçalves
    31 jan, 2020 Porto 15:32
    É a exploração de idosos, assim quando estiverem quase na idade da reforma já estão na cova. já não é preciso pagarem a miséria de reforma para poderem meter mais ao bolso. Bolso desses usurpadores.Socialismo uma grande bosta.
  • João da Silva
    31 jan, 2020 Resende 13:24
    Toda a gente sabe que é impossivel chegar aos 66 anos com saúde...e os ultimos relatórios sobre a esperança de vida de quem trabalha aponta para uma diminuição.Só não vê quem não quer..Mas os interesses politicos estão acima do bem estar de quem trabalha.

Destaques V+