Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Investigadores do SEF. Vigilância da costa portuguesa “falhou completamente”

30 jan, 2020 - 16:00 • João Cunha , Cristina Nascimento

Presidente do Sindicato dos Investigadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras comenta os casos de chegada de cidadãos marroquinas às praias do Algarve.

A+ / A-

O presidente do Sindicato dos investigadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Acácio Pereira, considera que a vigilância da costa portuguesa está a falhar.

Em declarações à Renascença, o sindicalista diz que a chegada de uma segunda embarcação com cidadãos marroquinos é a prova de que o controlo não está a ser eficaz.

A GNR tem a responsabilidade de controlar as fronteiras marítimas e dispõe de um sistema próprio de vigilância. No entanto, as embarcações em que estes marroquinos seguiam não foram detetadas, o que preocupa os investigadores do SEF.

“Vemos esta situação com alguma preocupação, porque em ambos os casos os cidadãos foram detetados já em solo ou quase em solo nacional, sem que os mesmos tenham sido detetados. Isto demonstra que a vigilância nas fronteiras, neste caso específico, falhou completamente”, diz Acácio Pereira.

Nesta entrevista, Acácio Pereira sublinha que, assim como entram cidadãos que, aparentemente, procuram melhores condições económicas, podem entrar também pessoas dedicadas a práticas ilícitas.

“Estamos a falar de migrantes, mas podemos estar a falar de terroristas, de narcotráfico e de uma série de situações. Este é um problema real e deve ser visto com a necessária atenção por parte do Governo”, argumenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO
    02 fev, 2020 Picha 12:37
    Não só a GNR, porque como somos um País rico, A Armada e a Autoridade Marítima também gastaram milhões no Sistema Costa Segura contudo surtiu efeito ....tendo sido os nossos pescadores a detetar os imigrantes ilegais e alertar a Polica Maritima. O problema de muitos tachos ... e
  • Cidadao
    30 jan, 2020 Lisboa 17:50
    Sim, excelente questão. Aquele sistema de radares costeiros, usado em Israel, e de que se diziam maravilhas, foi apanhado com as calças na mão, ou nem sequer chegou a ser instalado? E se foi instalado, está ativo ou não há pessoal para o operar? Ou está tudo bem tecnicamente, sobeja é a incompetência?

Destaques V+