Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Avião português vai de Beja à China para repatriar europeus

29 jan, 2020 - 22:06 • Redação

Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, está a ser preparado e deverá iniciar a viagem na quinta-feira de manhã.

A+ / A-

Um avião de uma companhia portuguesa foi fretado para repatriar europeus que estão no epicentro do surto de coronavírus, na China. O Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, deverá partir do aeroporto de Beja, esta quinta-feira de manhã, avança a TVI.

O aparelho da companhia aérea Hi Fly está a ser preparado para a longa viagem até ao coração da China.

O destino será a capital da província de Hubei, onde já morreram dezenas de pessoas e milhares foram infetadas com o novo coronavírus.

O Airbus A380 foi fretado pelo Governo francês. A capacidade máxima ultrapassa os 800 passageiros, mas a capacidade média varia entre os 380 e os 615.

Fonte da tripulação que vai viajar neste voo confirmou à agência Lusa que alguns elementos foram chamados para participar no voo e que a aeronave vai aterrar no Vietname, seguindo depois para a China.

O "Jornal de Notícias" adianta que a pista do aeroporto de Beja - a única infraestrutura aeroportuária em Portugal capaz de acolher a maior aeronave comercial do mundo (A380) - tem mais duas horas reservadas para voos, posteriores à partida do primeiro.

Depois de sair de Portugal, o avião vai rumar a França, "onde entrarão cerca de três dezenas de operacionais - entre médicos, autoridades e técnicos de saúde" -, seguindo depois para o Vietname, adianta o jornal.

A Renascença tentou contactar o Ministério dos Negócios Estrangeiros, até ao momento sem sucesso.

Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus
Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus

O Governo português confirmou, esta quarta-feira, que estão em curso preparativos para repatriar os cidadãos nacionais que mostrem vontade em sair da cidade chinesa de Wuhan.

Em comunicado conjunto, os Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna e da Saúde revelam que a operação será coordenada com as autoridades chinesas e com o Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Os contornos específicos desta ação, diz o Governo, serão anunciados em breve, sendo certo que irão envolver os serviços consulares, a Proteção Civil e os serviços de saúde.

[notícia atualizada às 22h51]

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+