Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Bolsonaro diz que “não é oportuno” retirar brasileiros infetados

29 jan, 2020 - 09:50 • Lusa

Vários países já começaram o repatriamento de cidadãos de Wuhan.

A+ / A-

O presidente do Brasil afirmou que não vai colocar a população brasileira em risco de contágio "por uma família apenas".

O Presidente do Brasil disse que "não é oportuno" retirar cidadãos brasileiros de Wuhan, epicentro do novo coronavírus, apontando riscos de contágio no Brasil.

Citado pela imprensa, Jair Bolsonaro disse que não vai colocar em risco as pessoas no Brasil "por uma família apenas", numa alusão a um casal e respetivo filho que foram infetados com o vírus.

"Pelo que parece, há uma família na região onde o vírus está a atuar. Não seria oportuno retirá-los de lá, com todo o respeito", afirmou.

"Esperamos que os dados da China sejam reais", acrescentou.

A família brasileira está nas Filipinas, mas passou recentemente por Wuhan. Trata-se de um casal e uma criança de 10 anos a quem foi diagnosticado o novo coronavírus, que já matou 132 pessoas na China e infetou quase seis mil pessoas.

Vários países já começaram o repatriamento de cidadãos de Wuhan.

O vírus foi inicialmente detetado no mês passado num mercado de mariscos nos subúrbios daquela cidade, a capital da província de Hubei, que é também um importante centro de transporte doméstico e internacional, mas alastrou-se, entretanto, a várias províncias chinesas.

A doença foi identificada como um novo tipo de coronavírus, semelhante à pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+