Tempo
|
A+ / A-

Brexit aprovado em Bruxelas ao som do “Auld Lang Syne”

29 jan, 2020 - 17:49 • Filipe d'Avillez

Com 621 votos a favor e 49 contra, está ultrapassada a última formalidade para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de dois dias.

A+ / A-

Era apenas uma formalidade, mas ainda assim 49 eurodeputados votaram contra o acordo entre a União Europeia e o Reino Unido. Outros 13 abstiveram-se.

Uma gota no mar de 621 votos a favor e que volta a garantir que não é apenas o mar, neste caso o Canal, que separa a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte dos países que continuam a fazer parte de uma União Europeia, agora a 27.

A votação foi carregada de simbolismo. Quando os votos foram anunciados a câmara irrompeu num cântico. O “Auld Lang Syne” é uma música tradicional escocesa, uma música de despedida e de saudade. Uma escolha curiosa, uma vez que de todos os britânicos os escoceses foram dos que mais massivamente votaram contra o Brexit.

Está assim formalizado o Brexit, mas para que o processo de desvinculação do Reino Unido fique fechado é preciso ainda acertar alguns detalhes que serão negociados ao longo do resto do ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+