Tempo
|
A+ / A-

​Três novos casos de coronavírus na Alemanha

28 jan, 2020 - 20:33 • Redação com Reuters

Pessoas infetadas são do estado da Baviera e estarão, supostamente, relacionadas com o primeiro paciente alemão que contraiu a doença.

A+ / A-

Foram diagnosticados esta terça-feira no sul da Alemanha mais três casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus, supostamente relacionados com a primeira infeção de um doente. Tal como este, os novos pacientes são do estado da Baviera, onde na segunda-feira foi confirmado o primeiro caso da doença na Alemanha.

As autoridades alemãs confirmaram, também esta terça-feira, que este primeiro caso de um alemão infetado por coronavírus se deveu ao contacto com uma colega de trabalho chinesa.

Segundo as autoridades de saúde do Estado da Baviera, na Alemanha, o doente alemão (o primeiro europeu infetado pelo vírus sem ter estado na China) está hospitalizado, em isolamento.

O homem tem 33 anos e trabalha para a Webasto, um fornecedor de automóveis na Baviera, tendo sido infetado em janeiro por uma colega que foi da China para a Alemanha para fazer uma formação durante alguns dias, adiantaram as autoridades sanitárias.

A funcionária chinesa esteve entre 19 e 22 de janeiro na Alemanha e, ao regressar ao seu país, "sentiu-se mal", contou o diretor do Serviço de Saúde da Baviera, Andreas Zapf. A mulher foi, de imediato, diagnosticada como caso positivo de coronavírus e, entretanto, um dos funcionários da empresa da Baviera que havia participado na formação, apresentou também sintomas de gripe, acabando por ser confirmado como caso positivo de coronavírus.

Depois da França, a Alemanha é o segundo país europeu a registar casos de coronavírus. Também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Austrália e Canadá.

Portugal continua livre da doença. No fim de semana, houve um caso suspeito, de um homem que veio de Wuhan, na China, mas os resultados deram negativo.

A União Europeia (UE) anunciou que vai enviar dois aviões, entre quarta e sexta-feira, à região chinesa de Wuhan que vão repatriar, devido ao coronavírus, 250 franceses e outros 100 cidadãos europeus que o solicitem, “independentemente da nacionalidade”,

A China elevou para 106 mortos e mais de 4.000 infetados o balanço do novo coronavírus detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

As autoridades chinesas admitiram que a capacidade de propagação do vírus se reforçou. As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que demora entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detetado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+