Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus chega à Alemanha

28 jan, 2020 - 00:02 • Redação com Lusa

Caso foi detetado no estado da Baviera. Alemanha é o segundo país europeu com registo da doença que já matou, pelo menos, 81 pessoas na China.

A+ / A-

O novo coronavírus chegou à Alemanha. O primeiro caso naquele país foi confirmado esta segunda-feira pelas autoridades de saúde.

O paciente é do sexo masculino e a idade não foi revelada. O caso de infeção foi detetado em Starnberg, no estado da Baviera.

O doente encontra-se estável e está em isolamento, disse o ministro da Saúde da Baviera.

As pessoas que estiveram em contacto com o homem infetado com coronavírus vão ser informadas sobre os sintomas e acompanhadas.

Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus
Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus

As autoridades da Baviera consideram que, apesar do surgimento deste primeiro caso, o risco de contágio para a população é baixo.

O coronavírus tem um período de incubação de 14 dias, durante o qual pode ser transmitido por doentes que ainda não tenham os sintomas da doença.

Depois da França, a Alemanha é o segundo europeu com casos confirmados da doença.

Portugal continua livre do coronavírus. Teve um caso suspeito no fim de semana, mas não se confirmou.

A epidemia de coronavírus já provocou, pelo menos, 81 mortos na China e mais de 2.800 pessoas foram infectadas.

Foram detetados doentes em mais de uma dezena de países. Esta segunda-feira, o Canadá confirmou que a mulher de um doente com coronavírus também está infetada. As autoridades canadianas estão a investigar 19 casos suspeitos.

O Governo português quer retirar por via aérea os portugueses retidos em Wuhan, cidade chinesa de onde é originário o coronavírus que matou já mais de 80 pessoas no país e entretanto colocada sob quarentena.

Num comunicado dirigido esta segunda-feira aos cerca de 20 portugueses que residem na cidade, a embaixada portuguesa esclarece que iniciou "de imediato todos os passos" para proceder à retirada por via aérea, recorrendo a um avião civil fretado "que vos vá buscar a Wuhan e dali vos leve diretamente para Portugal".

"É este o plano que está a ser equacionado em Lisboa e sobre o qual nós estamos já a pedir as devidas autorizações às autoridades chinesas de Pequim e de Hubei [província chinesa da qual Wuhan é capital]", lê-se na mesma nota.

Situada no centro da China, a cidade de Wuhan foi colocada na semana passada sob uma quarentena de facto, com saídas e entradas interditas pelas autoridades durante período indefinido, apanhando os residentes de surpresa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+