Tempo
|
A+ / A-

Oe 2020

PSD quer descer IVA na eletricidade, mas com medidas para compensar perda de receita

28 jan, 2020 - 18:38 • Lusa

Sociais-democratas asseguram que, sem contrapartidas, proposta "não será votada" e manifestam ainda abertura para "ajustes".

A+ / A-

A proposta do PSD para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não tiver associada qualquer contrapartida de compensação da perda de receita, garantiu esta terça-feira o deputado Duarte Pacheco.

Em conferência de imprensa, o deputado social-democrata manifestou ainda abertura para "ajustes" na proposta que o PSD apresentou, dentro dos limites do "rigor das contas públicas", considerando que só um partido com maioria absoluta pode recusar negociar.

"Os portugueses não deram maioria absoluta a ninguém, qualquer partido, incluindo o PS e o Governo, se pretendem que as suas propostas sejam aprovadas tem de estar disponíveis para conversar, para ver se há compatibilidade ou não com o que os outros partidos propõem", afirmou.

Em concreto, salientou que, não tendo também o PSD essa maioria absoluta, "se quer que as suas propostas sejam aprovadas tem de estar disponível para ajustes".

"Dentro dos limites que estabelecemos: o rigor das contas públicas e a preservação do valor do saldo orçamental", definiu.

Questionado se o PSD aceitará votar a redução da taxa do IVA da eletricidade sem as contrapartidas que também colocou na proposta, Duarte Pacheco respondeu: "Sem qualquer contrapartida a proposta do PSD não será votada".

No entanto, nesse caso, alertou, "ficará também provado que o Governo andou a fazer teatro".

"Não passa pela cabeça de ninguém que o Governo ande a negociar com Bruxelas uma modelação da descida do IVA, mas isso tenha impacto zero no Orçamento. Só se não o quer aplicar este ano, mas então que o assuma", desafiou.

O PSD apresentou na segunda-feira uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 que reduz de 23% para 6% a taxa do IVA da eletricidade "exclusivamente para consumo doméstico", a partir de 1 de julho, medida que os sociais-democratas estimam ter um custo de 175 milhões de euros este ano.

Para compensar a perda de receita, o PSD propõe cortes de 21,7 milhões de euros em gabinetes ministeriais, 98,6 milhões em consumos intermédios e admite que a medida possa implicar uma redução do saldo orçamental até 97,4 milhões de euros, "sem comprometer o objetivo de um saldo orçamental de 0,2% do PIB".

Hoje, nas jornadas parlamentares do PS, que decorrem em Setúbal, a proposta foi alvo de fortes críticas do ministro das Finanças, Mário Centeno, e do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.

Além de afirmar que a proposta do PSD teria um custo anual de 774 milhões de euros, Duarte Cordeiro sugeriu que Bloco de PCP podem chumbar as medidas de compensação pela redução do IVA da eletricidade propostas pelo PSD.

"Além de estar ferida de legalidade, já que aplica diferentes taxas a diferentes tipos de consumo (doméstico e não doméstico), tem como pressuposto que será compensada por cortes para os quais não acreditamos que exista maioria para a sua aprovação", disse, aqui num aviso destinado ao Bloco de Esquerda e PCP.

Duarte Cordeiro desafiou depois o PSD a esclarecer os portugueses "sobre o que fará no caso das compensações que propõe" para a redução do IVA da eletricidade "não serem aprovadas".

"De outra forma, essa proposta não tem o equilíbrio que aparenta e a sua aprovação representa (nas próprias palavras do PSD) uma irresponsabilidade", considerou ainda o membro do Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • cidadao
    29 jan, 2020 Lisboa 09:46
    As medidas compensatórias envolvem cortes de salários e pensões, e estabelecimento de impostos sobre impostos? Essa costumava ser a "especialidade" do PSD ...

Destaques V+