Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​OE 2020

Centeno diz que proposta do PSD para reduzir IVA da eletricidade é "ilegal"

28 jan, 2020 - 15:31 • Lusa

Ministro das Finanças falou na abertura das jornadas parlamentares do PS, em Setúbal, e avisou: "A batalha orçamental deste ano vai ser dura."

A+ / A-

O ministro de Estado e das Finanças advertiu esta terça-feira que a proposta do PSD de redução de 23 para 6% do IVA da eletricidade apenas para consumo doméstico é ilegal, violando a legislação nacional e europeia.

Mário Centeno assumiu esta posição num discurso que fez no almoço de abertura de dois dias de Jornadas Parlamentares do PS, em Setúbal, durante o qual visou de forma crítica o PSD e nunca se referiu diretamente ao Bloco de Esquerda e PCP.

"A proposta do IVA é ilegal porque não cumpre a legislação nacional e comunitária", declarou o ministro de Estado e das Finanças, numa alusão ao facto de a proposta dos sociais-democratas de alteração ao Orçamento para 2020 estabelecer uma diferenciação entre o IVA da eletricidade para consumo doméstico e o IVA da eletricidade para consumo industrial.

No seu discurso, o titular da pasta das Finanças considerou ainda que essa proposta do PSD é também "incompatível com o equilíbrio orçamental" e, neste contexto, sugeriu que os sociais-democratas podem pretender no fundo um corte de despesa no Serviço Nacional de Saúde.

Para financiar a redução do IVA da eletricidade, "o PSD diz que apresenta medidas de compensação, mas essas medidas não são credíveis", sustentou Mário Centeno.

Segundo o ministro de Estado e das Finanças, "se as propostas do PSD fossem para levar a sério, por exemplo a questão dos cortes nos consumos intermédios, isso significaria inevitavelmente um corte nas verbas que estão no orçamento para o Serviço Nacional de Saúde".

"Os consumos intermédios da administração central são em particular do SNS. O PSD sem dizer onde corta 96 milhões de euros acaba então por propor um corte nos ditos consumos intermédios", disse, antes de deixar um aviso aos deputados socialistas sobre a próxima semana na Assembleia da República.

"A batalha orçamental deste ano vai ser dura", declarou Mário Centeno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    28 jan, 2020 aldeia 18:10
    Se o PS não baixar,é sinal que continuamos com a crise de Passos Coelho,o PS esquece-se que não tem maioria.
  • ANTONIO FERREIRA
    28 jan, 2020 17:35
    O que é estranho é que este só fala no PSD tos as outras são legais logo vai segui-las. Já agora devo dizer que meu orçamento familiar também tem as contas certas. .Também sei sei cativar e dá sempre certinho. Cá em casa é uma democracia.
  • Observador
    28 jan, 2020 AR 16:04
    Mesmo qualquer medida que vá contra a vontade do PS ou é "ilegal", ou "irresponsável", ou "aumenta o defice", ou é uma "coligação negativa", ou é ... Se calhar devíamos tirar todos os partidos do parlamento, exceto o PS ...

Destaques V+