Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afeganistão. Talibãs reivindicam abate de avião militar norte-americano, EUA desmentem

27 jan, 2020 - 10:32 • Redação com Reuters

Fontes confirmaram à Reuters queda de avião mas não como consequência de um ataque deliberado. Oficialmente, ainda não se conhece a origem do aparelho nem o número de potenciais vítimas do desastre, ocorrido na zona montanhosa da província de Ghazni, largamente controlada pelos talibãs.

A+ / A-

Um avião alegadamente pertencente às Forças Armadas dos EUA caiu esta segunda-feira no Afeganistão, numa zona controlada pelos talibãs.

O incidente foi quase de imediato reivindicado como um ataque pelo grupo insurgente. Contudo, fontes do Governo norte-americano dizem à Reuters que, até ver, não há indicações de que o avião tenha sido abatido por forças inimigas - uma informação entretanto confirmada oficialmente pelo Pentágono.

Uma das fontes avançou ainda à mesma agência, sob anonimato, que a bordo do avião seguiriam menos de 10 pessoas, algo que ainda não foi confirmado oficialmente.

Fotografias e vídeos do alegado acidente partilhados nas redes sociais parecem mostrar o que serão os resquícios de um Bombardier E-11A, muito usado pelos EUA em operações de vigilância aérea no Afeganistão.

Também à Reuters, oficiais afegãos garantiram que as autoridades foram rápidas a atuar, enviando pessoal para o local do desastre a fim de identificar onde é que o avião se despenhou, numa zona montanhosa controlada pelos talibãs. A informação parece ser sustentada por imagens recolhidas pela agência perto do local, que mostram soldados afegãos a dirigirem-se para aquela zona da província de Ghazni.

"O avião, que estava numa missão secreta, foi abatido na área de Sado Khel, no distrito de Deh Yak, na província de Ghazni", veio garantir o porta-voz dos talibas, Zabihullah Mujahid. Sem referir como é que o grupo alegadamente abateu o avião, Mujahid garantiu, no mesmo comunicado, que a bordo do aparelho seguiam apenas altas patentes do Exército norte-americano - uma informação já desmentida por fonte do Ministério da Defesa afegão.

À exceção dos grandes centros urbanos, a província de Ghazni é largamente controlada pelos talibãs.

Inicialmente, as autoridades locais referiram que o avião em causa integraria a frota da companhia de aviação comercial Ariana Afghan Airlines, que desmentiu imediatamente qualquer acidente com um dos seus aparelhos.

"[O avião acidentado] não pertence à Ariana. Os dois voos geridos pela Ariana hoje, de Herat para Cabul e de Herat para Nova Delhi, estão seguros", garantiu à Reuters o CEO interino da empresa, Mirwais Mirzakwal.

Até agora, o governador de Ghazni, Wahidullah Kaleemzai, mantém que continua a não haver "informações exatas sobre as vítimas e o nome da companhia aérea", como referiu ao final da manhã à televisão local Tolo News. Os EUA já se disponibilizaram para ajudar na investigação ao sucedido.

No Afeganistão, há dezenas de entidades privadas que operam aviões e helicópteros um pouco por todo o território, entre outros motivos para distribuir ajuda humanitária e para transportar pessoal não-militar contratado pelas forças armadas para teatros de guerra.

[Atualizado às 17h]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+