Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​DECIDIR EUROPA

"Reparar o telhado, enquanto o sol brilha"

17 jan, 2020 - 19:46 • José Bastos

Silva Peneda analisa os desafios da União Europeia.

A+ / A-
Decidir Europa - "Reparar o telhado, enquanto o sol brilha" - 17/01/2020

A frase era das preferidas do anterior presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker de que o convidado deste Decidir Europa, Silva Peneda, foi conselheiro em Bruxelas para temas sociais.

A tirada, atribuída a John Kennedy, “reparar o telhado, enquanto o sol brilha”, resume o ano que agora se inicia previsivelmente marcado por discussões complexas para robustecer a união monetária.

Agora que a economia vai melhor a ideia é ir arranjando o telhado europeu para que as goteiras resistam melhor a um próximo temporal, leia-se: crise económica.

Um dos ângulos desta reforma é o orçamento comum da zona euro que, por exemplo, permita investimentos públicos em países a atravessar severas crises. Outro é a reconfiguração do mecanismo europeu de estabilidade (MEDE) que torne os resgates mais estruturados e ordenados.

José da Silva Peneda, economista, antigo ministro, deputado europeu e conselheiro de Jean-Claude Juncker analisa os desafios da Europa começando pelo fundo de transição ecológica, incluindo o fundo para a transição justa apresentado esta semana.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+