Tempo
|
A+ / A-

​Marcelo Rebelo de Sousa condecora a pianista Maria João Pires

25 jan, 2020 - 23:55 • Lusa

Presidente da República agraciou Maria João Pires com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. "É um exemplo de excelência de Portugal", afirmou Marcelo.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou este sábado a pianista Maria João Pires com Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que considerou ser "um exemplo de excelência de Portugal no mundo".

Depois de um recital de piano, perante o Corpo Diplomático acreditado em Portugal, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a pianista foi agraciada por Marcelo Rebelo de Sousa, a quarta condecoração de Maria João Pires.

"É um exemplo de excelência de Portugal e é um exemplo de excelência de Portugal no mundo. É pois natural e justo que seja em frente do mundo que eu a condecore como merece por projetar Portugal e a excelência portuguesa", elogiou o chefe de Estado, antes de lhe entregar a condecoração.

Maria João Pires, também em breves palavras, agradeceu a condecoração, que disse ter recebido "com símbolo de coragem, esperança, partilha e força, para enfrentar e ajudar a construir o mundo das próximas gerações melhor, mais cheio de harmonia e de verdade".

No discurso aos diplomatas, o Presidente da República elogiou o percurso do país. Marcelo Rebelo de Sousa apelou à "prevenção pedagógica contra o ódio, a intolerância, a xenofobia, o racismo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.