Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Síria

Forças do regime ocupam mais seis vilas na região de Idlib

26 jan, 2020 - 12:53 • Filipe d'Avillez com Reuters

Cerca de 400 mil pessoas estão em fuga em direção à Turquia. Síria e Rússia dizem que só páram quando conseguirem eliminar todos os terroristas islâmicos do país.

A+ / A-

As forças leais ao regime sírio ocuparam este domingo mais seis vilas na região de Idlib, apertando cada vez mais o cerco ao último reduto dos rebeldes no país, depois de quase nove anos de guerra civil.

O avanço das Forças Armadas Sírias, com o apoio aéreo da Rússia, está a provocar mais uma onda de refugiados que se dirigem para a Turquia. O Governo turco, que já tem 3.5 milhões de refugiados sírios a viver dentro das suas fronteiras, teme que nos próximos dias outros 400 mil tentem entrar no país.

Com este mais recente avanço as forças sírias chegaram já às imediações da cidade de Maraat al-Numan, um ponto estratégico cuja conquista ajudaria a consolidar o controlo de uma das principais autoestradas do país, que liga Alepo, já nas mãos do Governo, a Damasco, a capital.

Um militar sírio contactado pela Reuters diz que o avanço só terminará com a conquista final de todo o território atualmente ocupado por grupos terroristas, uma alusão ao facto de quase todos os grupos rebeldes que lutam contra o regime serem de inspiração jihadista.

A guerra civil de síria está quase a entrar no nono ano e, ao que tudo indica, terminará com a continuação no poder de Bashar al-Assad. O ditador foi o único a sobreviver à chamada “Primavera Árabe”, que levou à deposição dos regimes da Líbia, do Egito e da Tunísia, a partir de 2011.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+