|

 Confirmados

 Suspeitos

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Kobe Bryant, génio do basquetebol, e a filha morrem em acidente de helicóptero

26 jan, 2020 - 19:39 • Carlos Calaveiras , Ricardo Vieira

O ex-jogador de 41 foi um dos maiores jogadores da história da modalidade. Cinco vezes campeão da NBA, duas medalhas de ouro olímpicas, Kobe morreu este domingo após a queda do helicóptero em que seguia em Calabasas, na Califórnia.

A+ / A-

Veja também:


Morreu Kobe Bryant, antiga estrela da NBA. O ex-jogador de 41 morreu após a queda do helicóptero em que seguia em Calabasas, na Califórnia.

Entre as vítimas mortais está também a filha do ex-basquetebolista, Gianna Maria, de 13 anos, avançam fontes oficiais da NBA, a liga norte-americana de basquetebol.

Outras sete pessoas morreram na queda do helicóptero modelo Sikorsky S-76B, entre as quais o piloto, referem as autoridades norte-americanas no balanço mais recente da tragédia.

A notícia da morte de Kobe foi avançada por vários órgãos de comunicação norte-americanos e confirmada pelas autoridades da cidade de Calabasas.

"É com grande tristeza que soubemos da morte de Kobe Bryant e de quatro outras pessoas na queda de um helicóptero em Calabasas. A aeronave caiu num descampado junto a Las Virgenes, pelas 10h00 da manhã [hora local]", adianta a cidade de Calabasas na sua conta no Twitter.

Kobe Bryant era casado com Vanessa Bryant, com quem teve quatro filhas: Gianna, Natalia, Bianca e Capri.

A queda do helicóptero aconteceu numa zona montanhosa, numa altura em que havia algum nevoeiro. As causas do acidente estão a ser investigadas.

Duas décadas de glória nos Lakers

Kobe Bryant nasceu em Filadélfia, mas foi em Los Angeles que fez história no universo do basquetebol ao serviço da equipa dos Lakers.

Vestiu a camisola dos LA Lakers durante toda a carreira profissional de duas décadas, conquistando um total de cinco campeonatos da NBA.

Formou uma dupla demolidora com o poste Shaquille O'Neal. Treinados por Phil Jackson, levaram os Lakers à conquista de três campeonatos da NBA consecutivos, em 2000, 2001 e 2002. Kobe Bryant voltou a liderar os Lakers a mais dos títulos em 2009 e 2010.

O base nascido a 23 de agosto de 1978 tem um currículo impressionante. Além dos cinco campeonatos, no plano interno foi considerado o melhor jogador das finais da NBA por duas vezes, foi o jogador mais valioso da Liga em 2008 e participou em 18 jogos All Star.

Pela seleção dos Estados Unidos, venceu duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

Conhecido pela alcunha, "Black Mamba", é o quarto melhor marcador da história da NBA. Em duas décadas apontou um total de 33.643 pontos, uma média de 25 por jogo.

Foi este fim de semana ultrapassado por LeBron James, que também alinha pelos Lakers.

Na última mensagem publicada na rede social Twitter, Kobe deu os parabéns a LeBron James por fazer evoluir a modalidade.

[notícia atualizada às 23h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.