Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Pinto pode estar por detrás dos Luanda Leaks

25 jan, 2020 - 09:44 • Filipe d'Avillez

A tese é das autoridades que já detetaram que muitos dos documentos agora vindos a público coincidem com os que Rui Pinto tinha nos seus computadores e discos rígidos.

A+ / A-

A Polícia Judiciária acredita que Rui Pinto é o denunciante do caso que envolve Isabel dos Santos.

De acordo com o jornal “Público”, os inspetores que continuam a investigar o pirata português suspeitam que foi ele o responsável pela fuga de informação dos mais de 715 mil ficheiros que foram divulgados e que incluem detalhes sobre negócios aparentemente ilícitos de Isabel dos Santos.

Na base desta convicção está o facto de muitos dos documentos agora divulgados fazerem parte do processo de Rui Pinto e de outros que estão sob investigação.

Acresce que o advogado francês de Rui Pinto é um dos fundadores da plataforma através da qual os documentos dos Luanda Leaks foram divulgados e que, segundo a mesma plataforma, os ficheiros foram partilhados com a plataforma numa altura em que Rui Pinto ainda estava em liberdade.

Contactado pelo Público sobre esta tese da Judiciária, o advogado do hacker português não quis comentar.

Há poucos dias o marido de Isabel dos Santos já tinha dito que acreditava que Rui Pinto era o responsável pela fuga de informação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+