Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Coronavírus. Pelo menos 11 portugueses querem deixar a China

25 jan, 2020 - 17:59 • Beatriz Lopes , com redação

Depois do anúncio do Governo português, que admite vir a retirar os cidadãos nacionais que estão naquela cidade isolada por causa do surto, a Renascença sabe que, pelo menos, 11 portugueses querem voltar.

A+ / A-

Mais de uma dezena de portugueses que estão na cidade de Wuhan, na China, admitem querer voltar a Portugal devido ao surto do novo coronavírus que já matou 41 pessoas e infetou mais de 1.300, apurou a Renascença.

Depois do anúncio do Governo português, que admite vir a retirar os 20 cidadãos nacionais que estão naquela cidade isolada por causa do surto, a Renascença sabe que, pelo menos, 11 portugueses querem voltar.

Contactados pela embaixada, foi colocada a possibilidade destes cidadãos viajarem até Xangai e, depois, voltarem para Portugal. No entanto, o Governo chinês ainda não arranjou solução para o transporte.

Já fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas adianta, à agência Lusa, que Portugal está a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais.

"Estamos em contacto com os cidadãos e a cooperar com outros países europeus para procurar reforçar o apoio aos compatriotas portugueses retidos" em Wuhan, disse este sábado fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

Um dos cenários, adiantou a mesma fonte, é o de retirar os portugueses daquela cidade, "se isso for viável à luz das regras de saúde pública".

Primeiro caso suspeito em avaliação em Portugal

"O primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus" em Portugal está "em avaliação", avançou este sábado à tarde a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O paciente regressou este sábado da China. Esteve nos últimos dias na cidade de Wuhan, onde surgiu pela primeira vez o novo coronavírus, adianta a DGS, em comunicado.

O doente "já se encontra sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, hospital de referência para estas situações".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+