Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China prepara construção de segundo hospital para coronavírus em Wuhan

25 jan, 2020 - 10:07

A doença já chegou a mais de uma dezena de países e fez 41 vítimas mortais. Mais de 1300 pessoas foram infetadas.

A+ / A-

A China está a preparar a construção de um segundo hospital especialmente para acolher doentes infetados com o coronavírus.

Um primeiro hospital já está em construção e deve estar pronto dentro de uma semana, o segundo estará completo dentro de quinze dias e terá 1.300 camas, precisamente o número de pessoas já infetadas. Os últimos números apontam para 41 mortos.

Este sábado foi anunciado que a doença já chegou à Malásia, onde já foram confirmados os primeiros três casos. Há ainda quatro casos confirmados na Austrália. Os primeiros casos na Europa foram confirmados na sexta-feira, todos em França.

A doença teve o seu epicentro na cidade chinesa de Wuhan. A OMS reuniu de emergência na semana passada e concluiu que não se justificava a declaração de uma situação de emergência. Vários países estão a implementar medidas de contenção.

Este surto de coronavírus na China coincide com as festas de Ano Novo, uma altura em que o país praticamente pára e milhões de pessoas viajam para estar com os seus familiares nos festejos, o que dificulta a implementação de medidas para evitar o contágio. Pequim já anunciou o envio de 450 médicos militares para Wuhan para ajudar a tratar a doença.

As autoridades chinesas colocaram ainda em quarentena toda a cidade de Wuhan, bem como duas cidades vizinhas, onde vivem um total de 18 milhões de pessoas.

Em Portugal, e Direção Geral de Saúde anunciou a ativação dos dispositivos de saúde pública de prevenção, enquanto o Centro Europeu de Controlo de Doenças elevou para "moderado" o risco de contágio na União Europeia (UE), continuando a monitorizar a situação e a realizar avaliações rápidas de risco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+