Tempo
|
A+ / A-

​Nunca estivemos tão perto do fim. Faltam 100 segundos para a hora do Juízo Final

24 jan, 2020 - 11:12 • Cristina Nascimento

Ponteiros do relógio do Juízo Final avançaram 20 segundos devido às ameaças nucleares e das alterações climáticas.

A+ / A-

O Relógio do Juízo Final indica que estamos a 100 segundos do Apocalipse. Este ano, os ponteiros do relógio avançaram 20 segundos, ao contrário do ano passado, em que a contagem permaneceu nos dois minutos para a meia-noite.

O avanço dos ponteiros é justificado pelas ameaças nucleares e das alterações climáticas.

“Dada a inação – e em demasiados casos as ações contraproducentes – dos líderes internacionais, os membros do Comité Científico e de Segurança são obrigados a declarar um estado de emergência que requer uma atenção imediata, focada e implacável do mundo inteiro”, diz o comunicado do Relógio do Juízo Final.

“São 100 segundos para a meia-noite. O Relógio continua a avançar. É preciso ação imediata”, alertam os cientistas do Bulletin of The Atomic Scientists, um comité que integra 13 prémios Nobel.

"O momento exige atenção e novas respostas. Se os líderes mundiais continuarem a falhar, os cidadãos de todo o mundo devem fazer ecoar, e com razão, as palavras da ativista do clima Greta Thunberg: 'Como se atrevem?', lê-se ainda no comunicado do o Boletim dos Cientistas Atómicos.

O Relógio do Juízo Final foi criado em 1947 e simboliza a vida útil na Terra. Todos os anos, os cientistas fazem uma avaliação do estado do planeta e decidem quão perto ou longe estamos da meia-noite, o Apocalipse.

O ano em que o relógio esteve mais distante dessa hora fatídica - 17 minutos para a meia-noite - foi em 1991, depois do fim da guerra fria e da queda do muro de Berlim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+