Tempo
|
A+ / A-

Gestor privado de Isabel dos Santos encontrado morto

23 jan, 2020 - 10:59 • Carla Caixinha , Celso Paiva Sol com Redação

Renascença sabe que Nuno Ribeiro da Cunha foi encontrado numa garagem, numa zona residencial do Restelo, em Lisboa. PSP fala em suicídio e PJ afasta "intervenção de terceiro".

A+ / A-

Nuno Ribeiro da Cunha, gestor privado de Isabel dos Santos e diretor do Private Banking do Eurobic, foi encontrado morto na noite desta quarta-feira. A Renascença sabe que foi localizado dentro de uma garagem, numa zona residencial do Restelo, em Lisboa.

“Na sequência da chamada do apoio médico ao local, os polícias da PSP encontraram Nuno Ribeiro da Cunha, de 45 anos, que alegadamente terá cometido suicídio na garagem, pelo método de enforcamento, confirmando-se o óbito após manobras de reanimação por parte dos meios de socorro”, descreve o comunicado da PSP enviado à redação.

O alerta foi dado às 21h30 e no local estiveram os bombeiros e PSP.

No mesmo texto pode ler-se que “foi possível apurar que o homem teria historial de tentativa de suicídio durante o presente mês”.

Em declarações à Renascença, o diretor nacional da Polícia Judiciária, Luis Neves, confirma que está excluído o cenário de crime. “Os elementos que temos, que não são só do dia de hoje, apontam para que não haja a intervenção de terceiros”, refere Luis Neves.

A 7 de janeiro Nuno Ribeiro da Cunha tinha sido encontrado com sinais graves de violência e levado para o hospital. Segundo apurou a Renascença na altura, foi encontrado pela mulher, na casa de férias em Vila Nova de Mil Fontes, inconsciente, com cortes nos pulsos e uma facada no abdómen.

O diretor do private banking do EuroBic validou as transferências milionárias da conta da Sonangol no EuroBic para o Dubai, um dos casos no centro do escândalo Luanda Leaks.

Nuno Ribeiro da Cunha, pai de quatro filhos, foi constituído arguido em Angola no âmbito do processo Luanda Leaks, juntamente com a empresária e filha do ex-Presidente angolano, Sarju Raikundalia, ex-administrador financeiro da Sonangol, Mário Leite da Silva, gestor de Isabel dos Santos e presidente do Conselho de Administração do BFA, Paula Oliveira, amiga de Isabel dos Santos e administradora da NOS.

O procurador-geral angolano admitiu, também, emitir um mandado de captura internacional contra Isabel dos Santos e os seus colaboradores.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) com base em mais de 715 mil ficheiros. O Luanda Leaks detalha esquemas financeiros da empresária angolana e do marido que lhes terão permitido desviar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

A empresária Isabel dos Santos disse estar a ser vítima de um ataque político orquestrado para a neutralizar e sustentou que as alegações feitas contra si são "completamente infundadas", prometendo "lutar nos tribunais internacionais" para "repor a verdade".

[notícia atualizada às 13h26]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+