Tempo
|
A+ / A-

Pelo menos 22 mortos em sismo de magnitude 6,8 na Turquia

24 jan, 2020 - 19:02 • Lusa

Abalo foi registado perto da cidade de Sivrice. Há mais de uma centena de feridos e teme-se que haja outras 22 pessoas presas nos escombros.

A+ / A-

Pelos menos 22 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta quinta-feira o leste da Turquia, havendo suspeita de que outras 22 pessoas estejam soterradas nos escombros de edifícios que desmoronaram, incluindo um edifício com pelo menos quatro andares, em Maden, na província de Elazig.

Mais de uma centena dos feridos estão ainda a ser tratados em hospitais, estando algumas dezenas nos cuidados intensivos, mas não em estado crítico, de acordo com o ministro da saúde, Fahrettin Koca.

O sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter foi registado no leste da Turquia, na tarde de sexta-feira. O abalo foi registado perto da cidade de Sivrice, na província de Elazig, com uma magnitude preliminar de 6,8, acrescentou a direção da agência turca de gestão de crises de emergência.

Depois do sismo principal ocorreram perto de 400 réplicas, uma dúzia das quais com mais do que quatro graus na escala de Richter.

A agência europeia de sismologia referiu que o sismo ocorreu às 20h55 locais (17h55 em Lisboa) à profundidade de 10 quilómetros e referencia-o como tendo a magnitude de 6,9. A agência norte-americana de sismologia, por seu lado, refere que registou uma magnitude de 6,7.

[Notícia atualizada sábado às 10h26]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+