Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Navio humanitário resgata 92 pessoas no Mediterrâneo

24 jan, 2020 - 10:59 • Lusa

Os migrantes estavam muito fracos, em estado de hipotermia e a sofrer de tonturas, além de estarem cobertos pelo combustível do barco.

A+ / A-

O navio “Ocean Viking”, operado pelas organizações não-governamentais (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) e SOS Mediterránee, resgatou 92 pessoas que estavam a bordo de um barco no mar Mediterrâneo, a 48 quilómetros da costa da Líbia.

As duas ONG explicaram nas redes sociais que a operação de resgate foi difícil.

De acordo com as ONG, várias mulheres, algumas grávidas, e crianças também estavam no barco. As pessoas na embarcação estavam muito fracas, em estado de hipotermia e a sofrer de tonturas, além de estarem cobertas pelo combustível do barco.

O navio 'Ocean Viking' desembarcou a 21 de janeiro no porto de Pozzallo, na ilha italiana da Sicília, 39 migrantes que haviam resgatado quatro dias antes.

Após a saída da Liga (partido de extrema-direita) do Executivo italiano e com a nova formação de Governo - composto pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) e pelo Partido Democrata (PD) e outros grupos progressistas -, os navios humanitários não sofrem mais impedimentos para desembarcar migrantes resgatados nos portos italianos graças ao mecanismo de redistribuição de migrantes nos países europeus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+