Tempo
|
A+ / A-

Freira portuguesa alerta para degradação da situação económica na Síria

23 jan, 2020 - 15:47 • Lusa

As populações estão confrontadas com racionamento e até os projetos de ajuda humanitária das comunidades religiosas estão em causa.

A+ / A-

A religiosa portuguesa Maria Lúcia Ferreira, da Congregação das Monjas de Unidade de Antioquia, alertou esta quinta-feira que a "situação económica na Síria está a agravar-se", colocando em causa os próprios projetos de ajuda humanitária da comunidade religiosa.

Numa mensagem divulgada pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), a freira portuguesa, conhecida como Irmã Myri, diz que "as coisas estão a piorar bastante" e aponta a crise no Líbano como uma das causas para a situação.

Segundo o seu relato, as populações estão confrontadas com diversos tipos de racionamento.

"Por exemplo, o gás é por senhas e para cada família há [só] uma bilha por mês", explica a freira, acrescentando que a situação é tão grave que "quase não se pode comprar comida".

A religiosa, que vive num mosteiro em Qara, lembra que era "através do Líbano, dos bancos do Líbano, que chegava muito financiamento" à Síria, o que "agora é impossível", e que o desemprego e o elevado custo de vida, aliados à falta de muitos bens de primeira necessidade, têm transformado o dia-a-dia dos sírios "num verdadeiro tormento".

O conflito na Síria, desencadeado em março de 2011 com a repressão de manifestações pró-democracia por Damasco, provocou mais de 380.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+