Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IPSS do distrito de Évora avançam com nova sede e criam residência universitária

23 jan, 2020 - 17:07 • Rosário Silva

O projeto é da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social. A UDIPSS vai avançar com duas campanhas de “crowdfunding” para angariar verbas, e uma parceria com a Universidade de Évora para incentivar o voluntariado junto dos estudantes.

A+ / A-

Se tudo correr como previsto, dentro de dois anos, Évora passa a contar com uma nova residência universitária, e a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social ((UDIPSS), com uma nova sede.

“Já celebramos o contrato de promessa de compra e venda, de um terreno, na Avenida Dinis Miranda, com 900 metros quadrados e uma área de construção de 800 metros quadrados”, revelou, aos jornalistas, o presidente da UDIPSS.

À margem do 4º Encontro das IPSS do Alentejo, Tiago Abalroado explicou que o novo equipamento vai permitir “autonomizar a União”, que reúne oito dezenas de instituições particulares de solidariedade social do distrito de Évora.

“Acoplámos aos serviços da sede, um auditório, uma sala multiusos, uma sala de exposições e um café concerto”, para além de “uma residência universitária”, anuncia o responsável.

“Tivemos que pensar numa via que pudesse ajudar a robustecer a capacidade organizativa e financeira da união distrital, para podermos ser realmente autónomos e com sustentabilidade”, depois de um diagnóstico às carências do território, “então, percebemos que havia a necessidade de residência e alojamento para estudantes”, esclarece Tiago Abalroado.

Com capacidade para cerca de 50 estudantes, a futura residência universitária quer constituir-se como “simbiose entre a universidade de Évora e as IPSS”, dando a possibilidade aos alunos da instituição de ensino superior, de contatarem de perto “com o trabalho altamente meritório que estas instituições desenvolvem no território”, estimulando essa ligação através de ações que vão decorrer naquele espaço.

“Vamos ter uma agenda cultural própria e o espaço será aberto à comunidade”, assegura o presidente da UDIPSS, com o horizonte colocado na captação de “profissionais para um sector muito atrativo, de excelência, que faz muito bem às nossas populações e para o qual precisamos de profissionais qualificados, capacitados e bem preparados para prestar serviço nas instituições.”

O terreno custou 100 mil euros, mas o investimento global ainda “não está determinado”. Em articulação com o município, a união distrital das IPSS, espera ter este seu projeto concluído num prazo de dois anos “para começarmos a rentabilizar o espaço e assim liquidar o financiamento”, afirma o responsável, que admite a necessidade de “um investimento robusto para um projeto desta envergadura.”

A UDIPSS vai avançar com “duas iniciativas de crowdfunding” para adquirir o dinheiro necessário à obra. “As pessoas particulares e coletivas poderão ser beneméritas neste projeto, tal como as instituições de base da união, que serão contatadas para darem o seu contributo”, refere o presidente da união distrital.

A futura residência será “modesta e direcionada para a classe média”, não estando posta de parte a possibilidade de aceitar “estudantes em situação de maior fragilidade”, sublinha, ainda, Tiago Abalroado.

Incentivo ao voluntariado junta IPSS e Universidade de Évora

A realização de atividades de promoção do sector social e solidário, é uma das premissas deste projeto da UDIPSS, daí a importância do intercâmbio com a Universidade de Évora, consubstanciado, agora, num protocolo de incentivo ao voluntariado.

“O objetivo é que os estudantes possam, durante o curso ou mesmo depois do curso, independentemente da área em que estão a fazer a sua especialização, desenvolver trabalho de voluntariado nas IPSS, em todas as áreas em que estas têm intervenção”, justifica o presidente da união distrital.

“Contactar com as IPSS e com o trabalho que por elas é desenvolvido, é o grande motor deste protocolo que esperemos dê bons resultados, com as nossas 80 associadas a beneficiar desta dinâmica”, acrescenta.

Por seu lado, a Universidade de Évora, que já dispõe de um Gabinete de Apoio ao Estudante, pretende aferir das necessidades dos seus alunos e anuncia disponibilidade, caso não tenham as competências necessárias, para “dar formação aos estudantes, para poderem ajudar estas instituições de solidariedade”, indica à Renascença, a vice-reitora Cesaltina Pires.

“A ideia é termos um ambiente de aprendizagem que não seja exclusivamente focado na aprendizagem formal, mas que se abra também à sociedade”, refere, como “complemento, tornando mais rica a formação.”

De acordo com Cesaltina Pires, a instituição já desenvolve um trabalho que vai de encontro ao desejo de muitos alunos de dedicarem parte do seu tempo ao voluntariado. É, precisamente, o Gabinete de Apoio ao Estudante que coordena todo o processo.

“A universidade oferece estímulos”, afirma a vice-reitora, sempre com os olhos postos no futuro dos seus estudantes. “O mercado de trabalho valoriza estas ações que mostram que os estudantes são proactivos, e isso pode constituir-se como porta de entrada para o mercado de trabalho”, declara Cesaltina Pires.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+