Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Emigração ilegal. Europol detém 23 pessoas suspeitas de integrarem rede de transporte em carrinhas frigoríficas

23 jan, 2020 - 13:53 • Cristina Nascimento

A rede agora desmantelada terá feito entrar 10 mil pessoas na Europa.

A+ / A-

As autoridades europeias, numa operação conjunta com a polícia francesa e holandesa, desmantelaram uma rede de emigração ilegal.

De acordo com o comunicado, foram detidas 23 pessoas, 19 em França e quatro na Holanda, suspeitas de pertencerem a esta rede que terão feito entrar na Europa 10 mil pessoas de várias nacionalidades (afegãos, iranianos e sírios).

O comunicado adianta que cada pessoa transportada pagava sete mil euros, viajavam em carrinhas frigoríficas, em condições de risco para a sua própria vida. Os imigrantes subiam a bordo das viaturas nas zonas de Le Mans e Poitiers (França) e eram levados até ao Reino Unido.

No total, a rede terá lucrado cerca de 70 milhões de euros.

Nos últimos meses há registo de alguns casos de imigração ilegal por transporte em carrinhas frigoríficas. Em outubro, oito migrantes, entre os quais quatro crianças, foram encontrados dentro de um camião frigorífico, no Porto de Calais, em França.

Em novembro, na Grécia, foi detetado outro caso semelhante, tendo sido resgatadas com vida 41 pessoas de um camião refrigerado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+