Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Duas cidades isoladas e 17 mortos na China

23 jan, 2020 - 09:50 • Marta Grosso

Números que davam conta de 25 vítimas mortais resultaram de um erro de tradução por parte da Sky News. Surto já infetou pessoas em Taiwan (Formosa), Coreia do Sul, Japão, Tailândia e EUA e a cidade onde tudo começou foi isolada.

A+ / A-

O número de mortos na China na sequência do coronavírus mantém-se nos 17. Nesta quinta-feira de manhã, a Sky News avançava um novo balanço (que apontava para 25 mortos), mas acabou por corrigir a notícia, dizendo que houve um erro de tradução.

De acordo com a cadeia britânica, as 17 vítimas mortais são 13 homens e quatro mulheres com idades superiores a 60 anos. Dez já sofriam de dificuldades respiratórias.


A notícia corrigida centra-se agora no facto de haver uma segunda cidade isolada por causa da epidemia: Huanggang, situada a 65 quilómetros de distância, onde os moradores foram instruídos a não sair da cidade, a não ser em caso de necessidade.

Wuhan, considerada o epicentro do surto, já foi isolada e colocada de quarentena. Toda a rede de transportes (comboios, autocarros, ferries e metro) foi suspensa e os 11 milhões de habitantes têm ordem para usar máscaras nos locais públicos e no trabalho.

De acordo com o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China, “tentar conter uma cidade de 11 milhões de pessoas é algo novo na ciência. Nunca foi tentado antes em termos de medida de saúde pública e, nesta altura, não podemos dizer se irá resultar ou não”.

O coronavírus – uma nova infeção viral, que pode causar pneumonia e que se transmite de pessoa para pessoa – não tem ainda uma vacina.

Os sintomas incluem febre, tosse e dificuldade em respirar.

Embora a origem desta nova estirpe ainda não tenha sido identificada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que a fonte primária tenha sido um animal.

Na quarta-feira, a organização reuniu o seu Comité de Emergência (formado por especialistas de diversos países, incluindo epidemiologistas chineses) para decidir se declara emergência de saúde pública internacional.

O vírus teve origem na cidade central de Wuhan, na província de Hubei, no final de 2019 e, desde então, tem vindo a espalhar-se para Pequim, Xangai, tendo já chegado aos territórios autónomos de Macau e Hong Kong. Recorde-se que o surto surge numa altura em que, na China, milhões de pessoas se deslocam pelo país e arredores para comemorar o novo ano lunar.

Fora da China, há relatos de casos nos Estados Unidos, na Tailândia, na Coreia do Sul, no Japão e em Taiwan (Formosa). Tudo de pessoas que haviam estado recentemente em Wuhan.

O que é o coronavírus e como se transmite?
O que é o coronavírus e como se transmite?


[Notícia atualizada às 10h20, com correção do balanço]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+