Tempo
|
A+ / A-

Sabe quem foi São Vicente?

22 jan, 2020 - 14:11 • Ana Catarina André

Ao contrário do que muitos pensam, o padroeiro de Lisboa não é Santo António, mas São Vicente. Conheça a história do mártir cujo corpo foi escoltado por corvos.

A+ / A-
Quem foi São Vicente? Reportagem de Ana Catarina André

Se perguntarmos aos portugueses quem é o padroeiro de Lisboa, muitos dirão Santo António. A maioria desconhece, no entanto, que o padroeiro principal da cidade e da diocese é São Vicente, que se comemora esta quarta-feira, 22 de janeiro.

As relíquias do diácono e mártir que morreu no século IV, em Valência, chegaram a Portugal, no século VIII. Mais tarde, D. Afonso Henriques prometeu que, se a cidade fosse conquistada aos mouros, traria as suas ossadas de Sagres para Lisboa, e mandaria erguer uma igreja em sua memória. Conta a história que a nau que trazia as ossadas do Santo, em 1173, terá sido protegida por dois corvos, uma imagem que ficou para sempre associada ao símbolo da cidade.

Quem foi São Vicente? Que devoção lhe é prestada? O que revela a igreja que foi edificada em sua honra, entre Alfama e a Graça? A historiadora Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, acompanhou-nos numa visita guiada ao Mosteiro de São Vicente de Fora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ricardo Rodrigues de Oliveira
    26 jan, 2020 Lisboa 20:47
    O santo padroeiro da cidade de Lisboa é Santo António de Lisboa (ou de Pádua, para a Igreja Universal). São Vicente é padroeiro do Cabido de Lisboa, a instituição religiosa de governo do local. Espero que se aconselhem com as autoridades religiosas e corrijam este erro. Obrigado.

Destaques V+