Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Matemática - 21/01/2020

O MUNDO EM TRÊS DIMENSÕES

“N” vezes. O que significa?

21 jan, 2020 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Descubra alguns exemplos de como uma simples letra pode ter uma dezena de significados diferentes.

Então, em Matemática, N é o símbolo de número inteiro indeterminado. Logo, faz sentido... já fiz isto N vezes, já te disse aquilo N vezes, já lá estive N vezes. N significa que fizemos ou dissemos isto e aquilo, mas são tantas vezes que nem sabemos ao certo quantas foram.

Mas N é muito mais do que isso. E além deste significado, há outros nove.

Então: no alfabeto, a letra N é o dobro da letra G, porquê? Porque é a décima quarta letra do alfabeto, mas é a décima primeira consoante, porque pelo meio já passámos pelo A, pelo E e pelo I.

N é a letra que representa a consoante oclusiva nasal alveolar.

Vamos por partes, uma consoante oclusiva é pronunciada pela expiração de ar que é bloqueado por um obstáculo bucal, que pode ser a língua, os lábios ou a glote... e que uma vez aberta, é como se explodisse.

Siga, em Geografia, N é o símbolo do ponto cardeal Norte.

Em Química é o símbolo do Azoto. Certamente já ouviu falar de Nitratos e Nitritos, que tem tudo a ver com o Azoto.

E é também a letra que simboliza a constante de Avogadro, que é nada menos do que o número de átomos de carbono existentes em exatamente 12 gramas de carbono 12, que já agora se tiver curiosidade, é o mais abundante de todos os isótopos do elemento carbono, com uma ocorrência relativa na natureza de aproximadamente 99%.

Em Física, N simboliza Newton, uma unidade de medida de força, batizada segundo sir Isaac Newton, o físico e matemático britânico que, depois de ter levado com uma maçã na cabeça caída de uma árvore, formulou a teoria da gravitação universal ou lei da gravidade ou dito de outra forma, a lei segundo a qual temos sempre os pés bem assentes na Terra, ou que explica por que razão o prato que, no outro dia, caiu do armário se desfez em 500 pedaços no meio do chão da cozinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dantas
    13 mar, 2021 SP 22:15
    Uau ! Conteúdo incrível. Acessei para entender o por que empregam a letra " N "no lugar de várias, diversas, repetidas vezes...; Cessei dotado de vasta informações demasiadamente relevante! Parabéns aos colaboradores Renascença.