|

 Confirmados

 Suspeitos

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

"Rockets" explodem junto à embaixada dos EUA em Bagdad

21 jan, 2020 - 00:09 • Redação com agências

Serviços de segurança não mencionam a existência de vítimas.

A+ / A-

Três projéteis caíram esta segunda-feira à noite na designada "zona verde" da capital iraquiana, perto da embaixada dos Estados Unidos, indicaram às agências internacionais fontes dos serviços de segurança, que não mencionaram a existência de vítimas.

Os três "rockets" Katyusha foram lançados a partir do distrito de Zafaraniyah, nos arredores de Bagdad. Dois projéteis caíram muito próximo da embaixada norte-americana.

A "zona verde" é considerada a mais segurança da capital do Iraque e é lá que estão instalados edifícios governamentais e embaixadas.

Desde o final de outubro que dezenas de projéteis têm sido disparados contra militares ou representantes dos EUA no Iraque, designadamente na 'zona verde' de Bagdad, que é objeto de uma segurança reforçada.

Estes ataques nunca foram reivindicados, mas os EUA atribuem-nos a fações pró-iranianas.

A embaixada dos Estados Unidos chegou a ser alvo de uma tentativa de invasão por parte de milícias xiitas. Na resposta o Presidente Donald Trump ordenou um ataque que resultou na morte do general iraniano Qassem Soleimani.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.