Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo provoca 150 quedas de árvores no distrito de Coimbra

20 jan, 2020 - 13:26 • Marta Grosso com Lusa

Algumas habitações ficaram com o telhado parcialmente destruído, avança à Renascença o comandante Carlos Pereira, da Proteção Civil.

A+ / A-

A depressão Glória provocou 150 quedas de árvores e 30 quedas de estruturas em todo o distrito de Coimbra.

Segundo o comandante distrital de operações de socorro (CODIS), em declarações à agência Lusa, partes dos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital estão sem eletricidade. No que toca à circulação automóvel, não há qualquer estrada principal cortada por causa da queda de árvores.

Contudo, junto à Universidade de Coimbra, na rua de acesso ao Instituto Nacional de Medicina Legal, uma árvore de grande porte caiu e danificou alguns carros, impedindo a circulação automóvel no local.

À Renascença, o comandante Carlos Pereira, da Proteção Civil, diz que os distritos mais afetados pelo mau tempo são Coimbra e Castelo Branco.

“Tivemos conhecimento de que, no distrito de Coimbra, houve uma ou duas habitações em que parte do telhado foi destruído e várias árvores caíram na vida pública”, afirma.

A agência Lusa constatou, no local, a queda da cobertura de um edifício na Pedrulha, que acabou por ir para a via pública, onde danificou algumas viaturas e levou ao corte da estrada.

Por causa do vento, em Tondela (distrito de Viseu), uma mulher de 75 anos ficou gravemente ferida nesta segunda-feira, na sequência da queda de uma árvore sobre o automóvel que conduzia.

A previsão de vento moderado a forte, com rajadas até 80 quilómetros por hora (podendo atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas) levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar 14 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo.

Nos distritos de Bragança, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Portalegre, o aviso amarelo vai estar em vigor até às 18h00. Em Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra deverá prolongar-se até às 12h00 de terça-feira.

O aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+