Emissão Renascença | Ouvir Online
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
Conversas Cruzadas - Rio, a segunda oportunidade - 19/01/2020

Conversas Cruzadas

Rio, a segunda oportunidade

19 jan, 2020 • José Bastos


Nuno Garoupa e Nuno Botelho analisam a atualidade.

O 38.º Congresso do PSD, de 7 a 9 de fevereiro em Viana do Castelo, será inequívocamente o primeiro grande 'teste' ao estado da unidade que saiu das eleições diretas do PSD depois de Rui Rio ter renovado a liderança com 53,02% dos votos e Luís Montenegro obter 46,98%.

Nas primeiras eleições diretas do PSD em que houve segunda volta, a diferença entre Rio e Montenegro situou-se nos seis pontos percentuais, mais curta do que a que Rio conseguiu há dois anos frente a Pedro Santana Lopes (a disputa ficou então nos 54-46%).

No Congresso de Viana do Castelo não haverá uma lista de unidade ao Conselho Nacional entre os dois adversários, ao contrário do que aconteceu há dois anos entre Rio e Santana Lopes, que Rui Rio reconheceu, ontem à noite, "não correu bem". Na análise dos resultados do país, Rio ficou à frente em 12 distritos e Montenegro em dez, quando na primeira volta o atual líder tinha vencido em 13 e Montenegro em seis. Nas distritais de maior peso, Rio venceu no Porto e em Aveiro - com 64% e 59%-, enquanto Montenegro ganhou na capital - 65% - e em Braga, com 52%.

O atual líder do PSD voltou a vencer nos Açores, Beja, Bragança, Évora, Europa, Faro, Guarda, Santarém, Viana do Castelo e Vila Real, enquanto Luís Montenegro manteve as vitórias em Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa Área Oeste e Viseu.

Nos discursos da última noite Rui Rio recusou que o PSD esteja "partido" e disse contar com todos que trabalhem "com estabilidade e lealdade". Já Luís Montenegro sublinhou que "a unidade começa precisamente na liderança e no líder, quero desejar que o dr. Rui Rio tenha a capacidade de devolver esta unidade ao nosso PSD", afirmou, pedindo-lhe que tenha a capacidade de "interpretar" os resultados eleitorais nacionais e internos. Montenegro garantiu ainda não abdicar de dar o seu contributo no congresso e afastou precocemente rumores de uma pretensa morte política.

E agora como vai ser o dia seguinte à renovação do mandato de Rio na liderança? Antes ainda do Congresso de Viana do Castelo, Rui Rio vai coordenar a apresentação de propostas na especialidade ao Orçamento do Estado para 2020, já comprometido com uma medida: a redução do IVA para a eletricidade (deixando cair a do gás), mas sem revelar mais detalhes.

Mas o calendário é muito exigente quanto a desafios políticos. Alguns exemplos são as eleições regionais nos Açores depois do Verão, as presidenciais em Janeiro de 2021 e as autárquicas de Outubro de 2021. Rio tem apontado - já desde 2018 - as autárquicas de 2021 como fundamentais para o PSD inverter a tendência de 2013 e 2017.

Nuno Garoupa, professor da GMU Scalia Law, Universidade de Arlington, Virginia, Estados Unidos, Manuel Carvalho da Silva, professor da Universidade de Coimbra e Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, analisam o futuro do PSD e de outros pontos inscritos na geometria política nacional num espaço que conta ainda habitualmente com Manuel Carvalho da Silva, professor da Universidade de Coimbra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.