Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Livre elege direção que vai decidir confiança política em Joacine

19 jan, 2020 - 13:15 • Susana Madureira Martins com redação

Nova direção do Livre foi eleita este domingo, com 95 votos a favor e 15 votos em branco.

A+ / A-

O Livre já tem nova direção. A lista A, única lista candidata foi eleita este domingo com 95 votos a favor e 15 votos em branco.

Joacine Katar Moreira não foi convidada a integrar a nova direção e também não apresentou qualquer lista própria, pelo que fica fora do "grupo de contacto" do partido nos próximos dois anos.

Já Carlos Teixeira, o número dois do Livre por Lisboa nas eleições legislativas de 2019 e que será o substituto de Joacine Katar Moreira no caso da deputada renunciar ao mandato (hipótese que a candidata já descartou), volta a estar na direção. Tal como seis outros elementos da direção anterior.

Além de Joacine, saem da lista da direção Eduardo Viana, Florbela Carmo, Jorge Pinto, José Manuel Azevedo, Marta Costa e Paulo Muacho.

Será a nova direção, agora eleita, a decidir a retirada, ou não, de confiança política à deputada Joacine Katar Moreira.

O Conselho de Jurisdição recebeu 66 votos favoráveis na lista única, 28 brancos e 15 nulos.

A manhã foi marcada por discussões procedimentais relativamente à composição da Assembleia, o órgão máximo entre congressos, por razões de paridade.


14 moções aprovadas

Na reta final do Congresso do Livre, 14 moções foram aprovadas, duas rejeitadas e duas retiradas da votação.

No congresso estiveram presentes os restantes partidos de esquerda com representação parlamentar. Entre eles o secretário de Estado dos assuntos parlamentares, Duarte Cordeiro, em representação do PS, como presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), José Guilherme Gusmão pelo Bloco de Esquerda, o dirigente do PCP José Neto, um representante do PEV e outro do Movimento "Cidadãos por Lisboa".

Entre as moções aprovadas está a de Carlos Teixeira, sobre defesa do ambiente.

Durante a apresentação da moção, este domingo, o primeiro subscritor levantou a hipótese do voto contra na votação final global do Orçamento do Estado, pela alegada falta de defesa da ecologia no texto do governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+