Tempo
|
A+ / A-

​Morte de Giovani teve por base “motivos fúteis”, garante PJ

17 jan, 2020 - 12:45 • Cristina Nascimento

Diretor nacional da Polícia Judiciária prestou esclarecimento sobre o caso, depois da detenção de cinco suspeitos pelo homicídio do jovem cabo-verdiano em Bragança.

A+ / A-

O diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, garante que a morte de Luis Giovani Rodrigues não está relacionada com "nacionalidades ou raças".

"Na base dos factos estão motivos fúteis, uma desavença que começou no interior de um espaço lúdico e que teve, depois, desenvolvimento no seu exterior", explicou Luís Neves.

"Bragança e o nosso país são terras de grande acolhimento e de grande abertura em termos humanos", sublinhou o diretor nacional da PJ, afastando por completo a ideia de um crime de ódio.

Nestes esclarecimento prestados aos jornalistas. Luís Neves explicou que os cinco suspeitos detidos esta sexta-feira são o "núcleo duro que perpetrou as agressões", rejeitando que possam estar envolvidos no caso 15 suspeitos, como chegou a ser avançado. Ainda assim, Neves não rejeita que possam vir a ser detidas mais pessoas, visto que "a investigação continua e é dinâmica".

Luis Neves garantiu ainda que os agora detidos, com idades entre os 22 e os 35 anos, não têm antecedentes criminais. Os detidos são suspeitos de um crime de homicídio qualificado e três na forma tentada. Alguns são desempregados e todos são residentes em Bragança.

O diretor da PJ referiu ainda que conseguiram recolher "elementos de prova muito relevantes".

O jovem de 21 anos Giovani Rodrigues morreu a 31 de dezembro no Hospital de Santo António, no Porto.

O caso chegou às autoridades de Bragança como um possível alcoolizado caído na rua sem menção a agressões ou ferimentos, segundo comandante dos bombeiros locais. Só depois de chegar ao local e avaliar a vítima é que a equipa de emergência descobriu um ferimento na cabeça e “verificou que se tratava de um possível traumatismo craniano”.

O jovem foi encontrado caído na Avenida Sá Carneiro (dia 21 de dezembro), mais de meio quilómetro e alguns minutos a pé do bar Lagoa Azul, onde terá estado com um grupo de amigos e onde terá começado uma desavença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+