Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Secretário da Cultura do Brasil demitido depois de ter plagiado Goebbels

17 jan, 2020 - 14:51 • Filipe d'Avillez

O discurso polémico, que explicava as orientações para a cultura no Brasil nos próximos dez anos, tornou-se viral e o Governo brasileiro não tardou em reagir.

A+ / A-
Ministro da Cultura do Brasil faz discurso com citação inspirada em Goebbels
Ministro da Cultura do Brasil faz discurso com citação inspirada em Goebbels

O secretário brasileiro da Cultura do Governo de Jair Bolsonaro, Roberto Alvim, foi demitido esta sexta-feira, depois de ter recorrido, num discurso, a uma frase aparentemente inspirada num discurso de Goebbels, o responsável pela propaganda da Alemanha nazi.

A sua demissão já foi confirmada pelo próprio Jair Bolsonaro, num tweet em que escreve: "Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência".

"Reitero o nosso repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, como o nazismo e o comunismo, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas. Manifestamos também nosso total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos muitos valores em comum".

Num discurso em que traçou as orientações do Governo brasileiro para a Cultura ao longo da próxima década, Alvim disse que "a arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada".

Nas redes sociais e na imprensa brasileira, rapidamente, foi destacada a coincidência entre essa frase e outra, atribuída a Goebbels: "A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada."

O secretário da Cultura tentou desdramatizar, dizendo que tudo não passava de uma coincidência semântica e sublinhando que o conteúdo da frase era exatamente o que ele queria transmitir.

Face à reação de muitas figuras políticas, do mundo da cultura e não só, no Brasil, o Governo optou por demitir Roberto Alvim, sendo o próprio Presidente Bolsonaro a tomar a iniciativa de comunicar essa decisão.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+