Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal fora da Caixa

O que fazem a Bordallo Pinheiro, a Vista Alegre e Cláudia Schiffer juntos? Borboletas...

17 jan, 2020 - 16:38 • Sandra Afonso

As duas marcas centenárias portuguesas associaram-se à antiga "top model" alemã para apresentarem a “Cloudy Butterflies”.

A+ / A-

O gosto e a visão pessoal que Cláudia Schiffer tem do campo inglês, aliados ao naturalismo decorativo, sem esquecer a vocação funcional das peças são a marca da nova coleção da Bordallo Pinheiro e da Vista Alegre.

As criações da ex-modelo alemã destacam-se pela “pintura manual artística, com um carácter mais mesclado e abstrato”, refere a Bordallo.

Na Vista Alegre, esta parceria originou três novas jarras, produzidas com a “complexa técnica ‘incalmo’, frequentemente utilizada na Idade Média”. São peças sopradas e manuseadas sem molde, enquanto as cores são fundidas a quente, horizontalmente, sem serem misturadas.

A nova coleção está a ser apresentada, até 21 de janeiro, na Maison & Objet, em Paris – o primeiro certame internacional a conhecer as peças.

Além desta coleção, a Bordallo Pinheiro conta este ano com mais algumas novidades. A coleção “Ananás” tem uma nova cor: o branco mate. Na coleção “Jarros”, há duas novas peças: o jarro couve e o jarro tomate.

A Vista Alegre acrescentou três peças à coleção Amazónia, feita por pintores da fábrica e da tribo Kayapó, que é uma parceria com a ONG brasileira Ecoarts Amazônia, em que parte da receita reverte para o reflorestamento da zona de Mato Grosso.

A marca entrou também na decoração da casa com as coleções Duality e Ivory. E apresenta novidades nas colaborações com Marcel Wanders ou Ross Lovegrove e o prato calendário 2020, ilustrado por Philippine Poplu.

Bordallo e Vista Alegre no mesmo grupo

Resgatada em 2009 pela Visabeira, a fábrica de faianças das Caldas da Rainha continua a lançar novas peças e a mostrar a criatividade e o humor de Bordallo ao mundo – algo que faz desde 1884.

Ao lado da empresa das Caldas está a Vista Alegre, outra centenária da porcelana, fundada em 1824 em Ílhavo, Aveiro, também resgatada em 2009 pela Visabeira. Antes, em 2001, a Vista Alegre tinha anexado o Grupo Atlantis, que trabalha com cristal e vidro feitos à mão de alta qualidade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+