Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto. Previsão de chuva dita fecho da Avenida Gustavo Eiffel na quinta-feira

15 jan, 2020 - 16:17 • Lusa

Os efeitos do mau tempo da madrugada desta terça-feira levaram ao corte da avenida, entre as 7h00 e as 13h00.

A+ / A-

A Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, vai ser encerrada por precaução ao início da tarde de quinta-feira devido a uma precipitação acumulada esperada de entre 30 a 40 milímetros por metro quadrado.

O anúncio foi feito pelo comandante dos Sapadores Bombeiros, Carlos Marques, numa conferência de imprensa que decorreu no Centro de Gestão Integrada, no Porto, onde fez o balanço das ocorrências que tiveram lugar na última madrugada decorrente das fortes chuvadas.

“Durante esta madrugada tivemos 30 ocorrências, a maioria devido a infiltrações ou inundações em espaço público. A ocorrência mais grave registada foi o arrastamento ou queda de alguns inertes na Avenida Gustavo Eiffel e Avenida Paiva Couceiro, na zona da escarpa das Fontainhas”, declarou o responsável.

Segundo o comandante dos Sapadores do Porto, “estas precipitações intensas levaram ao arrastamento de inertes que foram depositados na Avenida Gustavo Eiffel”.

“Devido a esse arrastamento foi feito o corte da avenida, logo pelas 07h00 prolongando-se até às 13h00, período em que foi feita a limpeza da avenida por parte da Proteção Civil e por outros serviços da câmara”, explicou.

Por prevenção, Carlos Marques anunciou para quinta-feira, em que “há também a previsão de chuva intensa a partir das 15:00 (…) prolongando-se até às 21:00 com precipitações na ordem dos 30 a 40 milímetros por metro quadrado (…) o corte da Avenida Gustavo Eiffel ao início da tarde”.

“À tarde há bastante trânsito naquela zona e não podemos correr o risco de a avenida estar aberta e haver alguma fatalidade (…), depois avaliaremos o ponto de situação das precipitações e quando estiverem reunidas as condições de segurança faremos a abertura da avenida”, acrescentou o comandante do batalhão.

Carlos Marques deu ainda conta do “reforço dos meios de socorro” a partir do início da tarde de quinta-feira, explicando que haverá “mais equipas de bombeiros, quer do batalhão quer das corporações disponíveis, para fazer face a eventuais ocorrências que possam aparecer, bem como a Proteção Civil Municipal terá os seus piquetes disponíveis e nas avenidas Gustavo Eiffel e Paiva Couceiro”.

Questionado sobre se o nível de precipitação registado surpreendeu as autoridades, o responsável respondeu que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou o aviso amarelo de precipitação para a última madrugada, mas que isso “não fazia prever este tipo de precipitação”.

“Na última madrugada registaram-se cerca de 34 milímetros de precipitação em oito horas, pelo que se espera uma precipitação idêntica [para quinta-feira]”, acrescentou.

O comandante lembrou ser esta a terceira vez que num curto espaço de tempo “há um fenómeno de precipitação intensa na cidade do Porto”, citando os registo de 19 de outubro de 2019, em que a precipitação variou “entre os 43 e 73 milímetros por metro quadrado durante todo o dia”, tendo sido “registadas 93 ocorrências”.

Seguiram-se, de 18 a 20 de dezembro, as tempestades Elsa e Fabien, que, “além da agitação marítima, trouxeram precipitação intensa e também se registaram cheias no rio Douro e, ao longo desses dias, foram registadas 300 ocorrências”, disse.

Na última madrugada, acrescentou, houve “um pico de precipitação intensa entre as 05:00 e as 05:30, e a precipitação acumulada ao longo de oito horas, desde a meia-noite até às 08:00, foi de 34 milímetros por metro quadrado”, informou Carlos Marques.

A Gustavo Eiffel, disse, “já se encontra aberta ao trânsito embora tenha um estreitamento de via na zona onde houve o arrastamento dos inertes”, confirmando que “não houve registo de feridos, apenas danos materiais”, no somatório das ocorrências registadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+