Tempo
|
A+ / A-

OE 2020

Governo anuncia recrutamento de 10 mil efetivos para forças de segurança até 2023

15 jan, 2020 - 11:29 • Lusa

A anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna. A falta de efetivos foi uma questão levantada pelos deputados dos partidos da oposição.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna anunciou no parlamento o recrutamento de cerca de 10 mil elementos para as forças e serviços de segurança até 2023 no âmbito do plano plurianual da admissão.

“É um Orçamento do Estado que prevê, pela primeira vez, a existência de um plano plurianual da admissão para as forças e serviços de segurança”, disse Eduardo Cabrita no âmbito da discussão na especialidade, na Assembleia da República, do Orçamento do Estado para 2020.

O ministro avançou que esse plano vai permitir “até 2023 recrutar aproximadamente 10 mil novos elementos para as forças e serviços de segurança”.

O governante precisou que estas admissões são feitas “em função das saídas previstas” e “das alterações do modelo operacional”, destacando que as polícias vão ter “programado atempadamente aquilo que são as necessidades de contratação”.

Eduardo Cabrita sublinhou que os sindicatos já foram ouvidos sobre as suas propostas para a construção desse plano de admissões.

A falta de efetivos na PSP e na GNR foi uma questão levantada pelos deputados dos partidos da oposição, com o PSD, CDS-PP, BE e PCP a pediram explicações ao ministro pormenores sobre o plano de admissões e quantos novos elementos vão entrar este ano.

Em resposta, o ministro não respondeu aos deputados e sustentou que se verificou "um processo gravíssimo de envelhecimento das forças de segurança" e uma "gravíssima afetação da capacidade de meios de mecanismos operacionais à disposição das forças de segurança".

Nesse sentido, o governante frisou que "foi necessário tomar medidas" e aprovar a lei de programação de infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança, que "está a produzir resultados".

Sobre as entradas, o governante destacou as admissões feitas nas forças e serviços de segurança em 2018 e 2019, nomeadamente 1.550 na GNR e 1.000 na PSP, além dos 100 novos inspetores para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O ministro avançou também no parlamento que está previsto no OE a existência de serviços partilhados para a PSP e GNR, explicando que esta medida não passa pelo "integração das duas forças policiais", mas sim "pôr em comum aquilo que não as distingue", como a contratação pública, reparação de veículos, aquisição de combustíveis e processamento de vencimentos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo Eu
    22 jan, 2020 cá 15:15
    Mesmo que seja verdade, mesmo que não haja "cativações" de ultima hora, desses 10000, 7000 são para ocupar as vagas dos que se vão reformar. Ainda melhora em 3000? esquecem os sucessivos fechos de esquadras e cortes de efetivos. E esquecem que não há apetência para se ser polícia, nas condições atuais de Leis/equipamento/reconhecimento social/salário. Quem é o louco que quer arriscar a pele por bolotas e ainda se arrisca a ser suspenso com a queixa dum badameco qualquer? Aliás, deve ser o plano "B" do governo: nós lançamos o concurso, ninguém aparece, poupamos a massa e ficamos bem na foto. Melhor do que "cativações" 2 dias antes de mandar centenas de milhões para a Banca...
  • Cidadao
    15 jan, 2020 Lisboa 17:42
    Só acredito quando vir. É que conta a História que até pode estar no OE2020. Até podem ter sido consignadas verbas para isso. Mas as "famosas" cativações ... Os tais milhares de milhões diretamente sob a alçada do Centeno e que precisam da autorização dele, para ver a luz do dia... Haver verbas consignadas no Orçamento, hoje em dia pouco quer dizer. Vamos a ver se há realmente contratações ou desaparece tudo porque "até somos um País seguro"

Destaques V+