Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chuva forte fez dezenas de inundações no grande Porto

15 jan, 2020 - 07:34 • Redação com Lusa

Tanto a previsão de chuva forte, como a agitação marítima motivam avisos para esta quarta-feira.

A+ / A-

O mau tempo no Grande Porto está a dar bastante trabalho aos bombeiros. Fonte da Proteção Civil Distrital confirmou à Renascença que, desde as 3h00 deram entrada cerca de 50 pedidos de ajuda, sobretudo, devido a inundações em casas e na via pública, consequência da chuva intensa que tem caído nas últimas horas na zona.

A chuva intensa entupiu as sarjetas junto ao Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, impedindo o acesso das viaturas de emergência às urgências. Mas a situação já está resolvida.

Também há registo de algumas inundações em meio urbano em Espinho e Esmoriz.

Sete distritos de Portugal continental estão, esta qurta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão desde as 6h00 de hoje e até às 21h00 de quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 4 a 5 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente a nebulosidade durante a tarde e aguaceiros, por vezes fortes até meio da manhã no litoral a norte do Cabo Mondego, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde.

Está também prevista trovoada no litoral a partir da manhã e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao fim da manhã.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte do quadrante sul, por vezes com rajadas até 100 quilómetros por hora até ao início da manhã.

Na região sul prevê-se céu geralmente muito nublado, diminuindo a nebulosidade a partir da tarde e aguaceiros, que podem ser acompanhados de trovoada a partir da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 5 graus (na Guarda) e os 14 (em Lisboa) e as máximas entre os 8 (na Guarda) e os 18 (Faro, Setúbal, Santarém e Leiria).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+