Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Pausa na guerra comercial

15 jan, 2020 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Os EUA e a China devem concluir, provavelmente ainda hoje, a primeira fase de um acordo comercial. Não é o fim da guerra comercial, mas uma pausa. Já não é mau.

Deverá ser hoje assinado em Washington um acordo parcial sobre as trocas comerciais entre os EUA e a China. Não é, infelizmente, o fim da guerra comercial desencadeada por Trump; trata-se, apenas, de uma pausa nas hostilidades, que poderão ser retomadas em qualquer altura. Trump é um protecionista e existem nos meios empresariais americanos muitas queixas quanto a procedimentos das autoridades chinesas.

Segundo consta, a China deverá comprar aos EUA mais carros, aviões, máquinas agrícolas, dispositivos médicos, semicondutores e produtos petrolíferos, incluindo gás natural. Mas os direitos aduaneiros sobre a importação de bens provenientes da China entretanto impostos por Washington manter-se-ão em quase dois terços do total dessa importação; antes de iniciada a guerra comercial incidiam em apenas 1%. Em contrapartida, a China deverá comprometer-se a comprar pelo menos 200 mil milhões de dólares aos EUA, nomeadamente bens alimentares.

Mas problemas como os subsídios que Pequim dá a muitas empresas do seu país, a proteção da propriedade intelectual (patentes, por exemplo), a transferência mais ou menos legal de tecnologia, nada disso ficará agora regulado. O que já levou alguns políticos do partido democrático a manifestarem desagrado quanto ao acordo, ameaçando não o aprovar na Câmara dos Representantes.

Entretanto, houve um progresso importante no relacionamento económico entre os EUA e a China. O departamento federal do Tesouro retirou a moeda chinesa da “lista negra”, isto é, da lista das divisas manipuladas. Muitos americanos consideravam que as autoridades chinesas desvalorizavam deliberadamente a moeda, para ajudar a competitividade das suas exportações. O que poderá ter acontecido, mas o FMI negava. Nos meses mais recentes, o câmbio da moeda chinesa subiu, convencendo o Tesouro americano e Trump a eliminar um dos mais controversos obstáculos a entendimentos com a China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.