Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

União Europeia

Elisa Ferreira apresentou plano de 100 mil milhões para uma Transição Justa

14 jan, 2020 - 21:01 • Redação

Portugal poderá, por exemplo, recorrer ao fundo para finalizar o processo de encerramento das centrais a carvão de Sines e do Pego, que deverão encerrar até 2023.

A+ / A-

Veja também:


A comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, apresentou esta terça-feira o Mecanismo para a Transição Justa, um plano verde de 100 mil milhões de euros para ajudar a Europa a ser um continente neutro nas emissões de carbono até 2050.

O fundo pretende garantir que os Estados-membros da União Europeia conseguem financiar a transição de uma economia baseada em combustíveis fósseis para energias renováveis e mais limpas.

Portugal poderá, por exemplo, recorrer ao fundo para finalizar o processo de encerramento das centrais a carvão de Sines e do Pego, que deverão encerrar até 2023.

A União Europeia avança com 7,5 mil milhões de euros e prevê que esse valor atinja os 100 mil milhões, com investimentos públicos e do setor privado, no período 2021-2027.

De acordo com Elisa Ferreira, a energia nuclear “está excluída do Mecanismo para a Transição Justa”.

A comissária europeia para a Coesão e Reformas adianta que nenhum país ou região fica de fora deste plano, mas o objetivo é concentrar o investimento nas zonas onde o desafio de transição para energias verdes é maior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+