Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Gripe obriga à ativação do plano de contingência no hospital de Viseu

14 jan, 2020 - 14:31 • Liliana Carona com Lusa

Entrada em vigor do plano de contingência vai levar ao cancelamento de algumas cirurgias.

A+ / A-

A direção do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) decidiu ativar o plano de contingência devido à atividade gripal que se regista na região.

A informação foi prestada em conferência de imprensa pela diretora clínica do centro hospitalar Helena Pinho.

"Na região de Viseu, só agora é que realmente começou a aumentar a incidência de gripe. Temos tido uma afluência crescente no serviço de urgência, como também tem havido uma afluência crescente nas consultas de cuidados primários e, pensamos que, nesta região, ainda estaremos na fase ascendente da incidência das infeções respiratórias", assumiu.

Em conferência de imprensa, a responsável esclareceu que "este aumento de fluxo, quer por infeções respiratórias dos vírus da gripe, quer por descompensação das patologias crónicas", levou o CHTV a "implementar o plano de contingência de saúde sazonal com realocação de camas dos serviços cirúrgicos aos serviços médicos".

"Neste momento vamos cancelar as cirurgias adicionais que precisem de internamento, mas vamos manter a cirurgia adicional no ambulatório", explicou ainda Helena Pinho, acrescentando que "provavelmente, até ao fim do plano, mesmo algumas cirurgias programadas normais terão de ser canceladas".

Na semana passada a Direção-geral da Saúde veio garantir que a atividade gripal estava já em fase descendente, considerando que a época gripal deste ano foi de intensidade baixa a moderada.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+