Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha. Autoridades em alerta devido a ameaça de ataque

14 jan, 2020 - 10:14 • Redação com Lusa

As buscas visam “pessoas de origem chechena” ligadas a “grupos islâmicos”.

A+ / A-

As autoridades alemãs estão a levar a cabo várias operações policiais em "círculos islâmicos", por se suspeitar que está a ser planeado um ataque no país, anunciou o gabinete do procurador-geral de Berlim.

As buscas visam “pessoas de origem chechena” ligadas a “grupos islâmicos”, disse o promotor na rede social Twitter, salientando que as “operações ainda estão a decorrer”.

As operações estão a decorrer em Berlim, mas também nos estados de Brandemburgo, Turíngia e Renânia do Norte-Vestfália.

As autoridades estão em alerta para a ameaça islâmica que paira sobre o país desde o ataque com um camião no mercado de Natal, que foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, que matou 12 pessoas em dezembro de 2016 em Berlim.

O autor, o tunisino Anis Amri, fugiu, mas chegou a ser baleado pela polícia italiana em Milão.

Desde então, as autoridades alemãs evitaram nove tentativas de ataque, incluindo duas em novembro de 2019, segundo dados do Departamento Federal de Polícia Criminal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+