Tempo
|
A+ / A-

​EUROPA PARA QUE TE QUERO?

Clima: o menino bonito de Leyen

06 jan, 2020 - 14:29 • Vasco Gandra

Às segundas-feiras, depois das 13h00, olhamos para as decisões que se tomam em Bruxelas e que nos influenciam a vida, muitas vezes sem sequer darmos por isso. Hoje olhamos para as metas climáticas da nova Comissão Europeia.

A+ / A-
Europa para que te quero? (06-01-2020)

O que é o pacto ecológico europeu e porque é que 2020 vai ser um ano para a sua implementação?

O Pacto Ecológico Europeu tem por objetivo melhorar o bem estar das pessoas, proteger o planeta e ao ambiente, e dotar a União Europeia e os Estados-membros das ferramentas necessárias para enfrentar as alterações climáticas e tornar a Europa neutra do ponto de vista climático nos próximos 30 anos. Isto vai implicar uma nova estratégia de crescimento e uma transição económica e energética que vai alterar habitos de produção e de consumo.

Para atingir este objetivo é necessário tomar medidas em todos os setores da nossa economia europeia. O pacto propõe 50 iniciativas com particular incidência nos transportes, energia, imobiliário, agricultura e indústrias pesadas. Algumas das principais medidas deste Pacto serão apresentadas nas próximas semanas e meses e durante o curso deste novo ano. Portanto 2020 vai ser decisivo para aferir da vontade e ambição da Europa nesta matéria.

Concretamente, de que forma é que os cidadãos vão sentir na sua vida diária as iniciativas do green deal?

São medidas em todos os setores, algumas são transversais à atividade económica. Para dar alguns exemplos, a Comissão pretende reduzir a presença de pesticidas e fertilizantes. Quer que os europeus consumam embalagens reutilizáveis ou recicláveis - portanto menos desperdício - e haverá igualmente medidas nesta área. Bruxelas defende a produção veículos mais limpos, dentro de cinco anos deverá haver 13 milhões de veículos “limpos” a circular na União Europeia. Vai ser preciso criar cerca de um milhão de estações e de pontos de abastecimento que permita fazer longos percursos. Outro exemplo, a Comissão quer melhorar a qualidade do ar e isto passa por avançar, ainda mais, nas metas de redução de emissões de C02. A UE deverá reduzir mais rapidamente estas emissões

São apenas alguns exemplos de medidas que a Comissão quer facilitar, a ver vamos se há ambição dos 27 para as implementar.

Como é que vai ser financiado o pacto?

Calcula-se que a implementação do Pacto exigirá investimentos públicos e privados massivos. Bruxelas deverá propor já este mês um mecanismo que inclui um fundo para uma transição justa, e um novo plano de investimento. O mecanismo deverá apoiar as regiões e setores mais afetados pelas transformações estruturais e energéticas. Pretende mobilizar até 100 mil milhões de euros durante o próximo quadro financeiro plurianual combinando várias fontes de financiamento: dinheiro do orçamento da UE, orçamentos nacionais (cofinanciamento), Banco Europeu de Investimento e também de fundos privados.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+