Tempo
|
A+ / A-

Estudo

Poluição de novos veículos a gasóleo atinge níveis mil vezes acima dos normais

13 jan, 2020 - 07:51 • Lusa

A conclusão "preocupante" do estudo é divulgada pela associação ambientalista ZERO.

A+ / A-

A Federação Europeia dos Transportes e Ambiente concluiu, com base num estudo que analisou dois dos modelos automóveis mais vendidos na Europa, que "a poluição dos novos veículos a gasóleo atinge níveis mil vezes acima dos valores normais".

A conclusão "preocupante" do estudo é divulgada pela associação ambientalista ZERO, que faz parte da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, que escreve em comunicado que "testes realizados em dois dos veículos mais vendidos na Europa, a poluição dos novos veículos a gasóleo atinge níveis mil vezes acima dos valores normais".

A federação que, salienta a Zero, "encomendou os testes a laboratórios independentes", defende que "os legisladores europeus e nacionais devem aceitar definitivamente que os veículos a gasóleo ainda são altamente poluentes e devem tomar medidas urgentes, como apertar os limites de emissão e os testes de emissões serem mais rigorosos".

Regeneração dos filtros gera picos graves para o coração

A Zero recorda que "aquando da limpeza/regeneração dos filtros de partículas dos veículos atingem-se picos de emissão que são particularmente graves para o coração", sendo que "estas situações podem verificar-se em áreas urbanas a cada 15 quilómetros e são efetivamente ignoradas pelos testes oficiais de emissões".

"De uma forma geral, as partículas inaláveis podem aumentar significativamente o risco de doenças cardiorrespiratórias. Mais de 45 milhões de veículos contêm estes filtros de partículas na Europa, o que representa um total de 1,3 mil milhões de limpezas ("regenerações") por ano. Em Portugal, os cerca de 775 mil veículos a gasóleo equipados com filtros de partículas efetuarão, por estimativa, 23 milhões de limpezas por ano", refere a associação ambientalista.

Nos testes encomendados pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente foram analisados o modelo Qashqai da Nissao e o modelo Astra da Opel, "segundo e quarto modelos mais vendidos no mercado europeu nos seus segmentos".

Os dois "apresentaram valores entre 32% e 115% acima do limite legal de partículas, quando efetuavam estas limpezas do filtro de partículas em testes independentes".

No entanto, salienta a Zero, "existe uma falha ao nível da legislação em que o limite legal não se aplica quando a limpeza do filtro ocorre em testes oficiais, o que significa que 60-99% das emissões reguladas de partículas dos veículos testados são ignoradas".

Partículas associadas ao risco de cancro

Já quando as partículas ultrafinas, que não estão regulamentadas, foram medidas em laboratório, "as emissões totais de partículas do Nissan Qashqai e Opel Astra aumentaram ainda entre 11 e 184%".

A Zero explica que apesar de as partículas ultrafinas não serem medidas em testes oficiais, "são consideradas as mais nocivas para a saúde humana, pois penetram profundamente no organismo e estão associadas com o risco de cancro".

"O próximo regulamento europeu que defina os limites de emissão Euro deve acabar com estas falhas e estabelecer limites para todos os poluentes".

No comunicado divulgado, a Zero destaca ainda que "três em cada quatro habitantes das cidades europeias estão expostos a níveis perigosos de partículas, um poluente relacionado com o risco de cancro e cuja exposição crónica afeta o coração e os pulmões".

A associação ambientalista reforça que "estes testes mostram que os novos veículos a gasóleo continuam a emitir níveis elevados de partículas nas cidades e estradas todos os dias, enquanto os fabricantes continuam a vender os seus veículos, ignorando a legislação, com consequências para a saúde da população".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fgcosta
    13 jan, 2020 Coimbra 13:39
    Como é que “ valores entre 32% e 115% acima do limite legal” correspondem a que "a poluição dos novos veículos a gasóleo atinge níveis mil vezes acima dos valores normais"?
  • Não sabem
    13 jan, 2020 o que querem 11:44
    Quer dizer, exigiram o filtro de partículas para minorar os efeitos da poluição, carregaram nos impostos com o pretexto de "problemas ambientais" , leia-se "precisamos de receitas fiscais e temos de as ir buscar seja onde for, e com que pretexto for". Agora vêm chatear com o filtro de partículas que exigiram fosse instalado. Se o Diesel chateia tanto, ilegalizem os motores diesel, claro, após financiarem a transição para elétricos. Por mim, se abaterem ao preço dum elétrico o dinheiro que gastei no meu diesel, troco já.

Destaques V+