Tempo
|
A+ / A-

Estudante assassinado em Bragança

"Justiça para Giovani". Tensão junto à embaixada portuguesa na Praia, polícia travou manifestantes

11 jan, 2020 - 18:42

Mais de um milhar de manifestantes forçou todas as barreiras policiais e conseguiu chegar à porta da embaixada portuguesa. Elementos do corpo de intervenção da Polícia Nacional cabo-verdiana impediram a progressão.

A+ / A-

Elementos do corpo de intervenção da Polícia Nacional cabo-verdiana impediram a progressão de manifestantes que se concentraram à porta da residência da embaixadora de Portugal na cidade da Praia.

“Queremos justiça” e “Justiça para o Giovani” eram algumas das palavras de ordem ditas pelos manifestantes junto à residência da embaixadora de Portugal, Helena Paiva, na Praia, ilha de Santiago, em Cabo Verde.

Os manifestantes, que participavam numa marcha de homenagem ao jovem Luís Giovani, que morreu em 31 de dezembro, irromperam pelo edifício do Palácio da Assembleia Nacional e foram travados pela polícia. Seguiram para a residência oficial do Presidente da República e depois para a casa da embaixadora onde estavam pelas 17h20 locais (mais uma hora em Lisboa) concentrados e contidos pelos elementos do corpo de intervenção da Polícia Nacional.

Na tarde deste sábado, pelas 16h40 locais, mais de um milhar de manifestantes forçaram todas as barreiras policiais e conseguiram chegar à porta da embaixada portuguesa, gerando-se momentos de tensão.

Vigílias de homenagem ao estudante cabo-verdiano Luís Giovani realizaram-se neste sábado em Lisboa, Bragança, Praia (Cabo Verde), Londres, Paris e Luxemburgo.

Luís Giovani dos Santos Rodrigues morreu em 31 de dezembro do ano passado no hospital, após ter sofrido uma agressão perto de uma discoteca em Bragança, onde estivera com amigos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Sotero
    11 jan, 2020 19:42
    É aceitável tal manifestação e indignação no país de origem do estudante falecido é aceitável o pedido mais que justo de que a justiça seja feita, agora não é aceitável manifestações com cheiro a hipocrisia, ate porque não houve manifestações e indignação referentes também á morte de outro jovem desta feita ás mãos de 3 indivíduos de origem africana em Lisboa, depois constato de que não ouvi vi nada sobre Vigílias em Lisboa, cabo verde, Londres, Paris, Luxemburgo, ou noutro lugar qualquer a condenar o assassinato do nosso concidadão português, porque será, é por ele ser branco e ser português isso faz o quê de todos nós, cidadãos com menos direitos por sermos portugueses ???? Sim condeno e repudio o que fizeram ao miúdo lá em Bragança e a nossa justiça tem de ter mão pesada sobre o ou os autores do crime, mas não podemos esquecer o que também aconteceu ao miúdo português em lisboa e que a mesma justiça tem de ter mão pesada contra os que cometeram o crime independentemente da cor ou raça dos autores dos crimes correcto ????......... PS: Agora pergunto onde estavam os amigos e colegas do qual o Giovanni fazia parte do grupo onde se meteram eles ou o que fizeram eles quando viram que o amigo (Giovanni) já não se encontrava junto a eles, e como tal foi deixado sozinho a sua sorte, sim onde estavam os ditos amigos e colegas no momento em que ele mais precisou de ajuda e apoio, isso também deveria ser investigado certo ???? UMA VERGONHA NACIONAL………
  • É o que somos
    11 jan, 2020 gato-sapato de nós 19:17
    A fraqueza de Portugal, a espinha habitualmente curvada dos nossos dirigentes políticos, a passividade do povo Português ... Tudo junto faz com que até "potências de 5.ª categoria" como Cabo Verde, nos peguem pelos colarinhos. Que distancia da velha Nação que com pouquíssimos meios, dominou metade do Mundo e manteve em sentido a outra metade ...
  • Cidadao
    11 jan, 2020 Lisboa 19:00
    Um ataque à Embaixada de Portugal, é um ataque ao nosso País. Esperam-se desculpas oficiais do governo de Cabo-Verde e o aumento da Segurança da Embaixada. E por cá, o embaixador de Cabo Verde deve ser convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para dar explicações. É isto que faz uma Nação ofendida e que tenha coluna vertebral.

Destaques V+